Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES, Juliane S.-
dc.contributor.referee2CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.description.resumoO tema deste trabalho é indisciplina na escola, considerada uma das dificuldades que os professores enfrentam desde os primórdios escolares até os dias atuais. Tem como objetivo geral analisar a representação de professores sobre a indisciplina de alunos em sala de aula. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Tiba, Parrat-Dayan, La Taille, Aquino e Antunes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória que tem como instrumento de coleta de dados um questionário com dez questões relativas ao perfil dos sujeitos e seis questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é composta por cinco professoras de três escolas públicas da cidade de Cajazeiras - Paraíba que lecionam nos Ensinos Fundamental I e Fundamental II. Os critérios de inclusão foi está em atividade e ser maior de 18 anos. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, com a construção de categorias. Os resultados mostram que os sujeitos compreendem a indisciplina na sala de aula como um problema ligado à falta de limites e regras que se originam na família, também, como obstáculo para os processos de ensino e de aprendizagem e que o diálogo com os discentes indisciplinados é algo difícil. A indisciplina é um problema presente no cotidiano escolar desses educadores, os quais enfrentam dificuldades para controlar as atitudes de indisciplina dos alunos rebeldes. Cabe aos educadores buscar procedimentos didáticos para tentar solucionar, parcial ou integralmente, a indisciplina em sala de aula, envolvendo todos os protagonistas que fazem parte da escola: pais, gestores escolares, docentes e os próprios alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRepresentação de professores sobre alunos indisciplinados.pt_BR
dc.date.issued2016-09-29-
dc.description.abstractThe theme of this work is indiscipline in schools, considered one of the difficulties that teachers face from school beginnings to the present day. It has the general objective to analyze the representation of teachers on the indiscipline of students in the classroom. The theoretical framework is based on authors such as Tiba, Parrat- Dayan, La Taille, Aquino and Antunes. This is a qualitative research, exploratory whose data collection instrument a questionnaire with ten questions regarding the profile of the subjects and six open issues related to the research objectives. The sample consists of five teachers from three public schools in Cajazeiras - Paraíba who teach in Teaching Primary I and Fundamental II. The inclusion criteria was is in operation and be 18 years. For data analysis was used the content analysis technique, with the construction of categories. The results show that the subjects understand the indiscipline in the classroom as a problem related to lack of limits and rules that originate in the family, too, as an obstacle to the teaching and learning processes and dialogue with unruly students is difficult. The indiscipline is a problem present in everyday school life of these educators, who are struggling to control the undisciplined attitudes rebel students. It is up to educators seeking didactic procedures to try to resolve, partially or fully, indiscipline in the classroom, involving all the actors who are part of the school: parents, school administrators, teachers and students themselves.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7230-
dc.date.accessioned2019-09-24T15:59:12Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-09-24T15:59:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectIndisciplina na escolapt_BR
dc.subjectAlunos - comportamentopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectRelação aluno-professorpt_BR
dc.subjectIndiscipline at schoolpt_BR
dc.subjectStudents - Behaviorpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectStudent-teacher relationshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gilmara Oliveira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepresentation of teachers about undisciplined students.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gilmara Oliveira da. Representação de professores sobre alunos indisciplinados. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
GILMARA OLIVEIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.