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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6544
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | SILVA, A. M. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9524756480724339 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LOPES, Wiama de Jesus Freitas. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LOPES, Wiama de Jesus Freitas. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Risomar Alves dos. | - |
dc.contributor.referee2 | SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objeto de estudo as abordagens da temática diversidade étnico-racial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.Com a questão de pesquisa:como os professores abordam a diversidade étnico-racial nos anos iniciais do ensino fundamental? E foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar as abordagens da temática diversidade étnico-racial de professores dos anos iniciais a serem empreendidas frente aos desafios das matrizes identidárias afro-brasileiras. A metodologia adotada para esse estudo foi de caráter quali-quantitativa com preponderância qualitativa. Pois a partir desse tipo de técnica foi possível ter um número significativo de participantes ao passo que pôde-se ter uma análise da realidade investigada. Este trabalho foi construído através de um questionário aplicado com 07 professores dos anos iniciais do ensino fundamental em duas Escolas Públicas Municipais da cidade de Cajazeiras – PB, locus da pesquisa, onde buscou-se os dados que foram analisados. O referente trabalho monográfico apresenta em sua fundamentação teórica algumas das principais dificuldades que os professores dos anos iniciais do ensino fundamental têm em trabalhar com a temática das relações étnico- raciais e mais especificamente no que diz respeito às matrizes identidárias africanas nas aulas e além delas. Em relação aos resultados, da investigação de modo geral percebeu- se que, pouco tem sido os trabalhos realizados com essa temática nas duas escolas investigadas, e isso pode ser comprovado pelas respostas dos professores, e ainda pelo fato de que não há em nenhuma das duas escolas um planejamento melhor direcionado que contemple as discussões para a educação das relações étnico-raciais. Assim, este estudo discorre sobre os desafios que o professor tem na inserção da temática diversidade étnico-racial no âmbito escolar, a fim de contribuir no combate ao preconceito e ao racismo sofrido pelas pessoas de descendência afro-brasileira, seja ele no âmbito escolar ou em toda sociedade. Deste modo, o que se espera é que este trabalho traga reflexões para a promoção da Educação das relações étnico-raciais, bem como para a discussão ampliada que já existe em nosso país, sobre a implementação da Lei n° 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9.349/96 e tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, mostrando parte da realidade educacional local em diálogo com o contexto nacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Abordagens da temática diversidade étnico-racial com professores nos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.description.abstract | The present study has as objet of study the thematic approaches of ethno-racial diversity by teachers in the years of elementary school.With the research question: how teachers approach theethno-racial diversity in the years of elementary school? It was developed with the main objective analyze the approaches of the thematic of ethno-racial diversity of teachers of the initial years to be taken front to challenges of the identity matrices african-Brazilian.The methodology adopted for this study is qualitative-quantitative with qualitative preponderance character, because from this type of technique it was possible to have a significant number of participants while can have an analysis of reality investigated through the reflection. This work was built through a research with 07 teachers in the early years of primary education in two public schools of the city of Cajazeiras – PB, sought which the data were analyzed by means of direct observations and questionnaires. The related monograph presents in its theoretical foundation some of the main difficulties that educators in the early years of schooling have to work with the thematic of ethnic-racial relations and more specifically with regard to African matrices in the classroom and beyond. Regarding the results of the investigation in general perceives that, little has been the work done on this topic in both schools, and this can be confirmed by the answers of teachers and investigated further by the fact that there is not in any of both schools a plan that contemplates the issues of education for ethnic-racial relations. Therefore, this study discusses about the challenges that the educator has in insertion of the thematic ethno-racial diversity in schools as well as in other areas, in order to contribute to the fight against prejudice and racism suffered by people of african-Brazilian descent, be it in schools or in any society. Thus, the hope is that this work reflections bring to the promotion of education of ethno-racial relations, as well as to discuss expanded that already exists in our country, about the implementation of Law nº 10.639/03, which changed Law of Directives and Bases of National Education of nº 9.349/96 and became mandatory in History Teaching and African and Afro-Brazilian Culture, showing part of the local educational reality in dialogue with the national context. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6544 | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T16:56:15Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-02T16:56:15Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação - diversidade étnico - racial | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Education - Ethnic - Racial Diversity | pt_BR |
dc.subject | Educational sociology | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Ana Maria Pereira da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Approaches to ethnic-racial diversity with teachers in the early years of elementary school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Maria Pereira da. Abordagens da temática diversidade étnico-racial com professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
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ANA MARIA PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdf | Ana Maria Pereira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2014. | 612.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
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