Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6543
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720726765321694pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoO presente estudo tem por tema: A parceria escola- família no desenvolvimento integral da criança de 0- 6 anos de idade.O objetivo geral deste trabalho é analisar qual a importância da parceria escola-família no desenvolvimento integral da criança. Os específicos: conhecer as contribuições da família e da escola para o desenvolvimento integral da criança; verificar conflitos existentes entre família-escola no processo de desenvolvimento das crianças, e ainda, identificar como a escola busca a participação da família na elaboração dos projetos educacionais. Quanto ao tipo de pesquisa bibliográfica, buscou-se aporte teórico nos seguintes autores: Tiba (2002), Bee (2003) Lima, Oliveira (2008), Santos (2010) e dentre outros. A pesquisa de campo foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental I na Cidade de Cajazeiras- PB, em Dezembro de 2014. Teve como sujeitos 01 coordenadora pedagógica, 01 professora da Educação Infantil, 01 mãe e 02 avós. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A abordagem da pesquisa foi do tipo qualitativa. Neste estudo conclui-se que é de responsabilidade da família e da escola de educação infantil desempenhar o seu papel, sempre uma completando a outra, buscando superar as lacunas e os conflitos que dificultam essa relação. É essencial lembrar que a criança é um ser ativo, competente e com habilidades, mas que depende da interlocução da escola-família para se desenvolver integralmente. Com isso, a parceria entre escola e família deve ter um único objetivo comum: a formação integral da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA parceria escola - família no desenvolvimento integral da criança de 0-6 anos de idade.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis study has the theme: The partnership schooling family in the development of children from 0- 6 years idade.O aim of this study is to analyze what is the importance of the partnership schools and families in the development of children. Specific: to know the contributions of family and school for the integral development of the child; check conflicts between family-school children in the development process, and also to identify how the school seeks the family involvement in the development of educational projects. Regarding the type of literature, we sought theoretical support in the following authors: Tiba (2002), Bee (2003) Lima, Oliveira (2008), Santos (2010) and others. The field research was carried out in a Municipal School of Child Education and Primary I in the City of Cajazeiras- PB in December 2014. He had as subjects 01 educational coordinator, Professor of Early Childhood Education 01, 01 and 02 mother grandparents. The data collection instrument was a semi-structured interview. The research approach was the qualitative type. In this study it is concluded that it is responsibility of the family and child education school play its role, always a completing the other, seeking to overcome the gaps and conflicts that hinder this relationship. It is essential to remember that the child is a being active, competent and skilled, but that depends on the school-family dialogue to develop fully. Thus, the partnership between school and family should have one common goal: the development of children.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6543-
dc.date.accessioned2019-09-02T16:48:32Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T16:48:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação escola e família - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSchool and family relationship - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectIntegral child developmentpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Jaiana Cirino dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe school - family partnership in the integral development of child 0-6 years old.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Jaiana Cirino dos. A parceria escola – família no desenvolvimento integral da criança de 0-6 anos de idade. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAIANA CIRINO DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfJaiana Cirino dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2015. 409.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.