Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, A. D. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8257137271958449pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1CORREA, Adriana M.S.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.-
dc.description.resumoA presente monografia aborda as Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras-PB. A criança com necessidades especiais sofre vários preconceitos na sociedade que vivemos, pois, os seus direitos são negados, e essas crianças são julgadas como indivíduos incapazes de aprender e supera suas próprias limitações. A escola tem como um de seus fins propiciar meios de incluir os alunos com necessidades especiais. Dessa forma, objetiva-se verificar junto aos professores de escolas públicas da cidade Cajazeiras PB, o conhecimento que os mesmos possuem acerca das tecnologias assistivas e se estas estão contribuindo de forma significativa no processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa de natureza qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos, tendo um questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada em todas as escolas estaduais e municipais da cidade de Cajazeiras-PB, sendo um total de 11 escolas pesquisadas, e posterior análise e discussão dos dados obtidos. Com os resultados da pesquisa, espera-se contribuir para discussão da temática das tecnologias como apoio no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleTecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis monograph deals with the Technologies that may contribute to overcome challenge in the children with special needs teaching and learning process. The child with special needs suffer much prejudice in the society that we live, because their rights are denied, and these children are judged like individual incapable of learning and overcome their own limitations. One of the finality of the school it is to provide the way of include the students with special needs. Therefore, the objective of this work is to verify with public school teachers of the city of Cajazeiras- PB, the knowledge that they have about the assistive technologies and if they are contributing in the significant way in the teaching and learning process of the students with special needs. As regards for the methodological procedures, it is a survey of qualitative nature with exploratory and descriptive aims, having a questionnaire as a tool data collect and a further analysis and discursion of the obtained data. With the results of the survey, expected to contribute for discussion of theme of the technologies like approach in the children with special needs teaching and learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6493-
dc.date.accessioned2019-09-02T10:27:55Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-02T10:27:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscolas públicas especiaispt_BR
dc.subjectFormação de professores – educação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino- tecnologias assistivaspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectSpecial Public Schoolspt_BR
dc.subjectTeacher Education - Inclusive Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Assistive Technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Andreza Daniele Gonçalves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnologies that can contribute to overcome challenges in the teaching-learning process of children with special needs in Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Andreza Daniele Gonçalves de. Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras - PB. 2016. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREZA DANIELE GONÇALVES DE SOUZA .MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfAndreza Daniele Gonçalves de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2016. 625.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.