Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6493
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUZA, A. D. G. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8257137271958449 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Edilson Leite da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, Edilson Leite da. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CORREA, Adriana M.S. | - |
dc.contributor.referee2 | SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. | - |
dc.description.resumo | A presente monografia aborda as Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras-PB. A criança com necessidades especiais sofre vários preconceitos na sociedade que vivemos, pois, os seus direitos são negados, e essas crianças são julgadas como indivíduos incapazes de aprender e supera suas próprias limitações. A escola tem como um de seus fins propiciar meios de incluir os alunos com necessidades especiais. Dessa forma, objetiva-se verificar junto aos professores de escolas públicas da cidade Cajazeiras PB, o conhecimento que os mesmos possuem acerca das tecnologias assistivas e se estas estão contribuindo de forma significativa no processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa de natureza qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos, tendo um questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada em todas as escolas estaduais e municipais da cidade de Cajazeiras-PB, sendo um total de 11 escolas pesquisadas, e posterior análise e discussão dos dados obtidos. Com os resultados da pesquisa, espera-se contribuir para discussão da temática das tecnologias como apoio no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.description.abstract | This monograph deals with the Technologies that may contribute to overcome challenge in the children with special needs teaching and learning process. The child with special needs suffer much prejudice in the society that we live, because their rights are denied, and these children are judged like individual incapable of learning and overcome their own limitations. One of the finality of the school it is to provide the way of include the students with special needs. Therefore, the objective of this work is to verify with public school teachers of the city of Cajazeiras- PB, the knowledge that they have about the assistive technologies and if they are contributing in the significant way in the teaching and learning process of the students with special needs. As regards for the methodological procedures, it is a survey of qualitative nature with exploratory and descriptive aims, having a questionnaire as a tool data collect and a further analysis and discursion of the obtained data. With the results of the survey, expected to contribute for discussion of theme of the technologies like approach in the children with special needs teaching and learning process. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6493 | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T10:27:55Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-02T10:27:55Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas especiais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores – educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino- tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Special Public Schools | pt_BR |
dc.subject | Teacher Education - Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching Assistive Technologies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Andreza Daniele Gonçalves de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Technologies that can contribute to overcome challenges in the teaching-learning process of children with special needs in Cajazeiras - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Andreza Daniele Gonçalves de. Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras - PB. 2016. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDREZA DANIELE GONÇALVES DE SOUZA .MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdf | Andreza Daniele Gonçalves de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2016. | 625.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.