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dc.contributor.advisor1SOARES, Luísa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2BUENO, Maria Ioneida Ramalho.-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com profissionais que atuam na Educação Infantil, numa Creche municipal localizada na cidade de Triunfo-PB. A pesquisa foi realizada com oito professoras, uma monitora e demais profissionais que atuam na referida instituição, totalizando 14 sujeitos, que teve por base os seguintes objetivos: identificar a influência das atividades lúdicas no processo de aprendizagem; conhecer as práticas adotadas pelas professoras da Creche que trabalham a dimensão lúdica na Educação Infantil e compreender a importância do trabalho com o lúdico na participação e socialização das crianças nas relações interpessoais. Para fundamentar este trabalho utilizamos referenciais teóricos que partiram das concepções do RCNEI (BRASIL,1998), Wajskop (2012) que apresentam reflexões sobre a importância do brincar na Educação Infantil. Buscamos também Fortuna (2011) que mostra a interação fundamental entre criança-criança, criança-educador. Das DCNEB (2013) que fundamenta a brincadeira como atividade que dá a criança a oportunidade de conhecer e construir o novo. E as contribuições de Santos (2010) que faz referências as emoções consideradas básicas no trabalho com o lúdico para a formação humana. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: um questionário sociodemográfico e um semiestruturado aplicado a oito professoras, uma monitora e demais profissionais da Creche (diretora, vice-diretora, coordenadora, porteiro, serviços gerais). Verificamos nos resultados que existe a compreensão sobre o lúdico como atividades essenciais no processo de aprendizagem e que a prática lúdica trabalhada pelas professoras e a monitora, em sua maioria, relacionam os jogos e brincadeiras para facilitar o desenvolvimento e a participação interativa também como meios que interferem nas relações e integrações da criança no meio social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO lúdico na concepção das professoras e demais profissionais da educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2015-12-02-
dc.description.abstractThe present work presents the results of a survey conducted with professionals working in early childhood education, a crèche located in Triunfo-PB. The survey was conducted with eight teachers, monitors and other professionals working in this institution, totaling 14 subjects, which was based on the following objectives: to identify the influence of recreational activities in the learning process; knowing the practices adopted by kindergarten teachers who work the playful dimension on early childhood education and understand the importance of working with the playful on participation and socialization of children in interpersonal relationships. In support of this work we use theoretical references who left the RCNEI conceptions (BRASIL .1998), Wajskop (2012) that present reflections on the importance of play in early childhood education. We seek also Fortuna (2011) that shows the fundamental interaction between child-toddler, child-educator. Of DCNEB (2013) that justifies the joke as an activity that gives the child the opportunity to meet and build the new. And the contributions of Santos (2010) that references the emotions considered basic work with the playful to the human formation. The methodological procedures used were: a social and demographic questionnaire and a Semistructured applied to eight teachers, monitors and other professionals of the daycare (Director, Deputy Director, Coordinator, Porter, and General Services). Check on the results that there is an understanding about the playful as essential activities in the learning process, and this playful activitie when its performanced by teachers and instructors using games and children‟s play facilitate the development and interaction; beside that, this practice interferes in the relations and interactions between the child and social ambient.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6354-
dc.date.accessioned2019-08-29T16:44:55Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-08-29T16:44:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPlay activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ângela Maria Oliveira dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe playful in the conception of teachers and other professionals of early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Ângela Maria Oliveira dos. O lúdico na concepção das professoras e demais profissionais da educação infantil. 2015. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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