Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6278
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | QUEIROGA, M. L. M. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1534647640607986 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOARES, Luisa de Marillac Ramos. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOARES, L. M. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAMPOS , Maria de Lourdes. | - |
dc.contributor.referee2 | PEREIRA , Zildene Francisca. | - |
dc.description.resumo | É comum na prática de alguns professores a utilização do desenho como um passatempo diretivo com atividades pré-elaboradas. Para a presente pesquisa pautamos o estudo nos textos de Lopes (2009), Tourrette (2009), Palacios, (2008) e Silva e Tavares (2001), entre outros. Tivemos como objetivos analisar como os professores descrevem o desenho na Educação Infantil; Observar as atividades que envolvem o desenho, elaboradas pelos professores, para as crianças; Investigar como o professor trabalha a construção do desenho em sala de aula e Identificar os recursos e as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento do desenho infantil. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa teve como público alvo professores das Creches Municipais da cidade de Pombal-PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Observação, Questionário Sociodemográfico e Entrevista Semiestruturada. Os resultados indicam que, embora não verificado no período de observação, os docentes, na entrevista, apontam a importância do desenho da criança como forma de expressar seus pensamentos, ideias, anseios e desejos; meio de comunicação; conhecer os alunos e sua realidade; capacidade da criança criar e recriar o mundo e como forma de trabalhar a coordenação motora. Porém, no período de observação verificamos que muitas das atividades de desenho, ainda eram oferecidas às crianças, numa perspectiva do ensino tradicional, impedindo-as de demonstrar suas habilidades. Assim, podemos concluir que o desenho além de contribuir com o desenvolvimento integral da criança, precisa ser mais compreendido e trabalhado de forma coerente na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | O desenho da criança para os professores da educação infantil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.description.abstract | It is common practice of some teachers using the drawing as a hobby governing pre-prepared activities. For this research have guided the study of texts in Lopes (2009), Tourrette (2009), Palacios (2008) and Silva and Tavares (2001), among others. We had as objective to analyze how teachers describe the drawing in kindergarten; Observe the activities involving the design, developed by teachers, for children; Investigate how the teacher works building design in the classroom and identify the resources and techniques used during the development of children's drawing. The exploratory research and qualitative approach has the audience of teachers Municipal Kindergartens city of Pombal-PB. The instruments used for data collection were Observation, Sociodemographic Questionnaire and semi-structured interview. The results indicate that, although not in the period of observation, the teachers in the interview, indicate the importance of the child's drawing as a way to express their thoughts, ideas, wishes and desires; means of communication; know the students and their reality; child's ability to create and recreate the world and as a way of working motor coordination. However, the period of observation we find that many of the drawing activities yet also offered to children from the perspective of traditional education, preventing them from demonstrating their skills. Thus, we conclude that the design and contribute to the holistic development of children, more needs to be understood and consistently worked in Early Childhood Education. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6278 | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T15:20:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28 | - |
dc.date.available | 2019-08-28T15:20:58Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenho – educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas - estratégias dos estudantes | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Drawing - early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Problem Solving - Student Strategies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUEIROGA, Macelyane Larissa Morais Almeida de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Child's drawing for education teachers Children's. | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUEIROGA,Macelyane Larissa Morais Almeida de.O desenho da criança para os professores da educação infantil. 2014. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MACELYANE LARISSA MORAIS ALMEIDA DE QUEIROGA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdf | Macelyane Larissa Morais Almeida de Queiroga. Monografia Pedagogia. CFP 2014. | 334.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.