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dc.creator.IDNETA, M. L. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2245630425115086pt_BR
dc.contributor.advisor1CORRÉA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, A. M. Spt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Érica Paiva.
dc.contributor.referee2PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumoEsse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou refletir sobre ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado, mediado pela Língua Brasileira de Sinais. Diante disso, procuramos mostrar a orientação, presente na literatura, para realizar a atividade educativa e as estratégias de ensino, empregadas por docentes desse atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais para ensinar o Português para o estudante surdo. Para tanto, procuramos identificar, na literatura, os pressupostos do ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo; enumerar as principais estratégias para o ensino da Libras e da LP, na modalidade escrita, utilizadas no AEE e apresentar experiências de ensino de Língua Portuguesa para surdos, presentes na literatura. Neste sentido, o bilinguismo se configura em uma prática que desenvolve a comunicação e a apropriação do surdo tanto na sua primeira quanto na segunda língua. Utilizamos neste trabalho uma metodologia organizada segundo uma abordagem qualitativa, de natureza básica, em que, para a coleta de dados, nos fundamentamos em documentos da legislação vigente no Brasil e em autores como Bondezan e Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt e Quadros (2006) e outros que tratam sobre a abordagem bilíngue, na qual a Libras é utilizada para mediar o ensino da Língua Portuguesa para o surdo. Após a análise dos dados expostos, verificamos a relevância do uso da Língua de Sinais enquanto uma língua que permite o processo de internalização de conceitos e compreensão sobre uma língua, habilidades necessárias para que o surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa. Para que esta proposta seja efetivada, constatamos que a formação continuada dos professores da sala de recursos, beneficia os alunos surdos atendidos nesse espaço, pois o profissional poderá adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades a fim de utilizar estratégias de ensino mais adequados a esse público. Além disso, o instrumentalizará a buscar recursos pedagógicos e humanos para que o aluno surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleEnsino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.pt_BR
dc.date.issued2018-08-03
dc.description.abstractThis work is the result of a bibliographical and documentary research that aimed to reflect on teaching Portuguese Language to deaf students in the Atendimento Educacional Especializado (Specialized Educational Service - SES), mediated by Brazilian Sign Language. In view of this, we seek to show the orientation, present in the related literature, to carry out the educational activity and teaching strategies employed by teachers of this service in the Salas de Recursos Multifuncionais (Multifunctional Resource Rooms) to teach Portuguese to the deaf student. For this, we initially tried to identify in the related literature the assumptions of teaching Libras for the deaf student; to enumerate the main strategies for teaching Libras and Portuguese Language in the written modality, used in the SES; and to relate the relevance of acquiring Brazilian sign language to the learning of the second language by the deaf student. In this sense, bilingualism is configured in a practice that develops the communication and appropriation of the deaf in both the first and second languages. We use a methodology based on a qualitative approach, of a basic nature, in which, for the data collection, we base ourselves on documents of the legislation in force in Brazil and on authors such as Bondezan and Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt and Quadros (2006) and others dealing with the bilingual approach, in which Libras is used to mediate the teaching of the Portuguese language to the deaf. After analyzing the data exposed, we verified the relevance of the use of Sign Language as a language that allows the process of internalization of concepts and understanding of a language, skills necessary for the deaf to take ownership of the Portuguese Language. In order to implement this proposal, we found that the continuing education of the resource room teachers assisting deaf students benefit the deaf students assisted in this space, since this professional can acquire new knowledge and develop skills in order to use more appropriate teaching strategies to this public. In addition, it will guide him/her to seek pedagogical and human resources so that the deaf student can appropriate the written Portuguese language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6144
dc.date.accessioned2019-08-23T15:32:16Z
dc.date.available2019-08-23
dc.date.available2019-08-23T15:32:16Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais - Libraspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Attendancept_BR
dc.subjectBrazilian Sign Language - Libraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA NETA, Maria de Lourdes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePortuguese language teaching for the deaf in specialized educational care: challenges and possibilities.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA NETA, Maria de Lourdes. Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
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MARIA DE LOURDES BATISTA NETA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfMaria de Lourdes Batista Neta. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018. 547.37 kBAdobe PDFView/Open


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