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dc.creator.IDOLIVEIRA, L. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723038656432235pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.advisor1IDMELO, Rosilene Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242930558858891pt_BR
dc.contributor.referee1CEBALLOS, Rodrigo.
dc.contributor.referee2FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.description.resumoEsta pesquisa problematiza a cantoria (repente) na cidade de Aurora – CE (1960-2016) desde a década de sessenta até o presente, problematizando como a cantoria vem se mantendo como prática cultural frente aos novos gêneros musicais e as novas tecnologias de comunicação. Neste sentido, esta pesquisa investiga a cantoria a partir da perspectiva da história cultural, pois está inserida nessa contexto, ela é marcada pela tradição e memória de um povo. Para realização deste trabalho, utilizou-se a História Oral, a partir de entrevistas com cantadores da referida cidade que exercem a cantoria, ressaltando aspectos importantes e específicos dessa cultura. Nas entrevistas buscou-se compreender como a cantoria se desenvolveu na cidade em questão, quais as modalidades praticadas, os desafios enfrentados pelos cantadores. A cantoria é uma marca da cultura da cidade aurorence que vem sendo promovida pela tradição dos cantadores locais, sendo passada de pai para filho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleA cantoria na cidade de Aurora, CE. Memória e tradição(1960 - 2016).pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThis research problematizes the singing (suddenly) in the city of Aurora - CE (1960-2016) from the sixties to the present, showing how the singer has been maintaining as cultural practice in front of the new musical genres and the new technologies of communication. In this sense, this research investigates the singing from the perspective of cultural history, because it is inserted in this context, it is marked by the tradition and memory of a people. For the reporting of this this work, was used the Oral History, based on interviews with singers of the city that performed the singing, highlighting important and specific aspects of this culture. In the interviews we tried to understand how the singing developed in the city in question, the modalities practiced, the challenges faced by the singers. The singing is a hallmark of the culture of the aurorence city that has been promoted by the tradition of local singers, being passed from father to son.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6068
dc.date.accessioned2019-08-21T17:00:48Z
dc.date.available2019-08-21
dc.date.available2019-08-21T17:00:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRepentistas - Aurora-CEpt_BR
dc.subjectCantoria nordestinapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectRepentistas - Aurora-CEpt_BR
dc.subjectNortheastern singingpt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Lyvia Gomes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativehe singing in the city of Aurora, CE. Memory and tradition (1960 - 2016).pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lyvia Gomes de. A cantoria na cidade de Aurora, CE. Memória e tradição (1960 - 2016). 2017. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

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