Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6042
Title: | Jogando, brincando e aprendendo: o lúcido nas aulas de matemática. |
Other Titles: | Playing, playing and learning: the lucid in math classes. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Marta Magnólia da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FEITOSA, Belijane Marques. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FERREIRA, Joseane A. de Sousa. |
Keywords: | Lúdico;Matemática - ensino;Jogos;Brincar;Ensino fundamental;Aprendizagem;Ludic;Mathematics - teaching;Games;Play;Elementary School;Learning |
Issue Date: | 17-Jul-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Marta Magnólia da Silva. Jogando, brincando e aprendendo: o lúcido nas aulas de matemática. 2018. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal analisar como o lúdico se tornou necessário para o ensino da Matemática, auxiliando no desenvolvimento psíquico, motor e físico na formação da criança, além de favorecer outros aspectos inerentes a sua formação, com o propósito de proporcionar subsídios necessários para futuras pesquisas acerca deste estudo. Destacando as contribuições dos jogos lúdicos para o ensino da matemática, verifica-se que o jogo na sala de aula é uma ótima proposta pedagógica, uma vez que, este permite a relação entre parceiros e grupos no momento em que se coloca esta atividade lúdica em pratica nas relações perder e ganhar estabelecidas em sala. A pesquisa realizada neste estudo, é classificada como de procedimento qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Para a efetivação da pesquisa de campo, foi realizado um roteiro de entrevista semiestruturada com docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal da cidade de Cajazeiras – PB. Após a coleta dos dados, as análises foram realizadas a partir das respostas obtidas, o que permitiu compreender como as educadoras fazem o uso da ludicidade nas aulas de Matemática. A partir das informações contidas nesse estudo subsidiado por autores como a temática em questão, foi possível verificar que ao associarmos o ensino da Matemática a ludicidade, estamos oportunizando aos alunos uma nova proposta pedagógica, capaz de transformar um conteúdo difícil em algo simples e ao mesmo instante agradável e prazeroso, tanto para o aluno quanto para o professor no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The main objective of this monographic work is to analyze how ludic activities have become necessary for teaching Mathematics, contributing to psychic, motor and physical development and formation of the child, besides favoring other aspects inherent to its formation, with the purpose of providing subsidies to future research on this study. Highlighting the contributions of ludic games to teaching mathematics, it is verified that games in classroom is a great pedagogical proposal, since this allows the relationship between partners and groups at the moment in which this playful activity is placed in practice in losing and winning relationships established in the room. This study carried out a research which is classified as a qualitative, bibliographic, documentary and field procedure. To actualize this field research, a semi - structured interview script was applied among Early Years of Elementary School teachers, from a school in the city of Cajazeiras – PB. After data collection, analyses were performed based on the answers obtained, which allowed to understand how the educators make use of ludic activities in Math classes. From the information contained in this study subsidized by authors such as the theme in question, it was possible to verify that by associating the teaching of Mathematics with ludic activities, we are giving the students a new pedagogical proposal, capable of transforming difficult content into something simple and the same time pleasant and enjoyable for both students and teacher in the teaching-learning process. |
Keywords: | Lúdico Matemática - ensino Jogos Brincar Ensino fundamental Aprendizagem Ludic Mathematics - teaching Games Play Elementary School Learning |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6042 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARTA MAGNÓLIA DA SILVA OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdf | Marta Magnólia da Silva Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2018. | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.