Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada numa Creche Pública Municipal da cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tendo como objetivo geral: Analisar a importância do desenho na Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança e como objetivos específicos: Investigar a contribuição do desenho para a criança no processo de desenvolvimento e Verificar se o professor da Educação Infantil reconhece as expressões dos sentimentos das crianças através de seus desenhos. Como referencial teórico básico, optou-se por fundamentar esse trabalho com o pensamento de Bujes (2001), Fontana; Cruz (1997), Oliveira (2010), Sans (2007), que discorrem sobre a função que o desenho desempenha durante o desenvolvimento integral da criança e no processo de ensino aprendizagem. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista, direcionados a nove professoras. Com os resultados obtidos foi possível entender que as professoras possuem conhecimento a respeito do tema em estudo. As análises apontaram que as professoras têm consciência da importância que o desenho proporciona à criançapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO desenho na educação infantil.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a study conducted in a Municipal Public Nursery in São João do Rio do Peixe - PB, with the overall objective: To analyze the importance of drawing in kindergarten for the integral development of the child and the following objectives: To investigate the contribution of design to the child in the development process and check if the teacher from kindergarten recognizes the expressions of feelings of children through his drawings. As a basic theoretical framework, we chose to support this work with the deBujes thought (2001), Fontana; Cross (1997), Oliveira (2010), Sans (2007), which discussed the role that design plays in the development of children and the teaching and learning process. The methodological tools used were: sociodemographic questionnaire and interview script, directed the nine teachers. With the results we understand that teachers have knowledge on the subject under study. The analyzes showed that the teachers are aware of the importance that the design provides the child.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5338-
dc.date.accessioned2019-08-02T10:59:13Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T10:59:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - São João do Rio do Peixe-PBpt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.subjectPreschool Education - São João do Rio do Peixe-PBpt_BR
dc.subjectChildish drawingpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectKidpt_BR
dc.subjectIntegral child developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Elizabeth Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDrawing in early childhood education.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Elizabeth Ferreira de. O desenho na educação infantil. 2015. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZABETH FERREIRA DE LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfElizabeth Ferreira de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2015.296.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.