Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDIAS, C. L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1545126570289227pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edílson Leite da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edílson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Maria Thais de Oliveira.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoNa atualidade, a utilização das novas tecnologias está sendo cada vez mais evidenciada através do uso de novas ferramentas que surgiram de acordo com tempo, fazendo surgir também uma nova face de sociedade, assim como novos indivíduos. Isso porque as gerações antigas não possuíam as mesmas características das gerações atuais. As tecnologias fazem-se presentes na vida cotidiana das pessoas, implicando em novos modos de viver, de agir e até mesmo de pensar. O presente estudo discorre acerca da temática “O professor frente à utilização das novas tecnologias: pontuando dificuldades e apontando contribuições”, tendo como objetivo geral analisar as dificuldades e contribuições encontradas pelos professores de Nazarezinho-PBfrente à utilização das novas tecnologias. Trata-se deuma pesquisa descritiva e bibliográfica, assim como caracteriza-se como quantitativa e de acordo com a sua classificação, é uma pesquisa aplicada e de campo, para obtermos uma aproximação com a realidade a ser estudada. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário, contendo dezoito questões norteadoras, aplicado as 30 professoras do ensino fundamental das duas escolas de Nazarezinho-PB. Para a construção do referencial teórico, procuramos discutir o conceito de tecnologia na perspectiva de Arnaud e Kenski. Posteriormente abordamos sobre as novas tecnologias e os desafios para o professor. Em seguidaé feita uma discussão sobre a formação docente em relação à utilização das novas tecnologias, do quanto é imprescindível à formação do professor em relação à utilização das novas tecnologias. Para tratar sobre essas questões, utilizamos como aporte teórico, pesquisadores das áreas de educação e tecnologia, como: Arnaud (2005), Kenski (2003, 2007), Cortella (1995, 2014), Demo (2007), Abreu (2009), Santos (2002), Libâneo (2004, 2006, 2007), Araújo (2005), Moran (2000,2004). A concretização desta pesquisa trouxe contribuições significativas e construtivas tanto no campo educacional, quanto profissional, tendo em vista que é possível compreender a necessidade da oferta de cursos ou formação continuada nessa área, seja por parte da escola, ao contar com a colaboração de pessoas capacitadas em relação ao uso dessas, ou pelas próprias secretarias de educação, ao investir na capacitação dos professores no processo de ensino e aprendizagem. Tornando-se assim, relevante para o campo científico, uma vez que aponta para estudos futuros, já que apresenta outras possibilidades de discussão em relação à utilização das novas tecnologias pelos professores, pois são ferramentas de auxílio no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO professor frente á utilização das novas tecnologias: pontuando dificuldades e apontando contribuições.pt_BR
dc.date.issued2017-04-26-
dc.description.abstractNowadays, the use of new technologies are being increasingly evident, through the use of new tools that have emerged according to time, thus, a new face to the society, as well as new individuals. That is, because the old generations did not have the same characteristics of the present generations. Technologies are present in people's daily lives, implying new ways of living, acting and even thinking. The present study deals with the "The teacher facing the use of new technologies: punctuating difficulties and pointing contributions" and has as general objective to analyze the difficulties and contributions found by the teachers of Nazarezinho-PB, on the use of new technologies. It is a descriptive and bibliographical research, as well as being characterized as quantitative and according to its classification is an applied and field research to obtain an approximation with the reality to be studied. A questionnaire, containing eighteen guiding questions, was used as a data collection instrument, applied to the 30 primary school teachers in two schools of Nazarezinho-PB. For the construction of the theoretical framework, it is discussed the concept of technology in the perspective of Arnaud and Kenski, and posteriorly, it is discussed new technologies and challenges for the teacher. Subsequently, there is a discussion about teacher formation in relation to the use of new technologies, of how much it is essential to their formation. In order to deal with these issues, we use as a theoretical contribution, researchers in the areas of education and technology, such as: Arnaud (2005), Kenski (2003, 2007), Cortella (1995, 2014), Demo (2007), Abreu Santos (2002), Libâneo (2004, 2006, 2007), Araújo (2005), Moran (2000, 2004). The realization of this research has brought significant and constructive contributions both in the educational field and in the professional field, considering that it is possible to understand the necessity of offering courses or continuing education in this area, either by the school, by counting on the collaboration of people trained in the use of these, or by the education departments themselves, by investing in the training of teachers in the teaching process and learning. Thus, it is relevant to the scientific field, since it points to future studies, because it presents other possibilities for discussion regarding the use of new technologies by teachers, for they are tools of assistance in the process of teaching learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5108-
dc.date.accessioned2019-07-26T16:19:47Z-
dc.date.available2019-07-26-
dc.date.available2019-07-26T16:19:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectNovas tecnologias - dificuldadespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectNew technologies - difficultiespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Cátia Larissi Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher facing the use of new technologies: punctuating difficulties and pointing contributions.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Cátia Larissi Mendes. O professor frente á utilização das novas tecnologias: pontuando dificuldades e apontando contribuições. 2017. 63f. monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÁTIA LARISSI MENDES DIAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfCátia Larissi Mendes Dias. Monografia Pedagogia. CFP 2017.537.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.