Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42647
Title: Caminhos para o pensamento geográfico: o mapa mental como estratégia didática no ensino dos componentes físico-naturais.
Other Titles: Paths to geographic thinking: the mental map as a didactic strategy in teaching physical-natural components.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Débora Maria Arruda Cordeiro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Lilia Cristina Cruz.
Keywords: Ensino de geografia - proposta curricular - Paraíba;Componentes físico - naturais aulas de geografia;Formação cidadã;Geografia ensino fundamental;Geography teaching-curriculum proposal - Paraíba;Physical-natural components of geography classes;Citizenship training;Elementary school geography
Issue Date: 24-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Débora Maria Arruda Cordeiro da. Caminhos para o pensamento geográfico: o mapa mental como estratégia didática no ensino dos componentes físico-naturais. 2025. 72f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: Na Educação Básica, o aprofundamento no estudo dos componentes físico-naturais nas aulas de Geografia, revela-se como conteúdos que são capaz de contribuir significativamente para a formação de cidadãos críticos e plenamente conscientes da realidade que os cerca no espaço geográfico. Dessa forma, o presente trabalho objetiva compreender as orientações curriculares e metodológicas dos componentes físico-naturais para o ensino de Geografia, analisando a importância da formação dos professores, verificando a inserção desses componentes na Proposta Curricular do Estado da Paraíba e propondo uma metodologia de ensino baseada em mapas mentais para o 6º ano do Ensino Fundamental. Assim, este trabalho corresponde a uma pesquisa de abordagem qualitativa, e para o desenvolvimento do presente estudo, nos fundamentamos essencialmente nas discussões promovidas por Callai (2005), Morais (2000, 2011), Cavalcanti (2012, 2012,2021) e Almeida e Pinheiro (2018, 2022). Como resultado desta pesquisa, elucidamos a potencialidade do ensino dos componentes físico-naturais. Além disso, destacamos a utilização do mapa mental enquanto recurso para articular teoria e prática, a partir do percurso “Lugar Geográfico” presente no livro didático adotado em escolas da rede pública. Este trabalho evidencia a importância e os desafios no ensino dos componentes físico-naturais, sugerindo estratégias para aprimorar as práticas pedagógicas e promover a formação de cidadãos críticos e ativos na transformação de seu ambiente.
Abstract: In Basic Education, deepening the study of the physical-natural components in Geography classes emerges as content capable of significantly contributing to the formation of critical citizens fully aware of the reality that surrounds them in geographic space. Accordingly, this study aims to elucidate the curricular and methodological guidelines for those components in the teaching of Geography: it analyzes the importance of teacher training, examines their integration into the State of Paraíba Curriculum Proposal, and proposes a mind-mapping–based teaching methodology for the 6th year of Brazilian Fundamental Education. This work adopts a qualitative research approach, drawing fundamentally on the discussions of Callai (2005), Morais (2000, 2011), Cavalcanti (2012, 2012, 2021) and Almeida & Pinheiro (2018, 2022). As a result of this investigation, the potential of teaching the physical-natural components is elucidated. Moreover, we highlight the use of mind maps as a resource to articulate theory and practice, based on the “Geographical Place” sequence present in the textbook adopted by public-school networks. Finally, the study underscores both the importance and the challenges of teaching these components, suggesting strategies to refine pedagogical practices and foster the development of critical, active citizens engaged in transforming their environment.
Keywords: Ensino de geografia - proposta curricular - Paraíba
Componentes físico - naturais aulas de geografia
Formação cidadã
Geografia ensino fundamental
Geography teaching-curriculum proposal - Paraíba
Physical-natural components of geography classes
Citizenship training
Elementary school geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42647
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DÉBORA MARIA ARRUDA CORDEIRO DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2025.pdfDébora Maria Arruda Cordeiro da Silva. Monografia Geografia. CFP 2025.2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.