Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844272092966764pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza o jogo Minecraft para o ensino de língua inglesa, fundamentada nos princípios dos multiletramentos. A proposta que visa integrar o uso de recursos tecnológicos e atividades lúdicas ao processo de aprendizagem possui como objetivo geral apresentar uma proposta didática que utilize o jogo Minecraft no ensino de língua inglesa, por meio dos pressupostos teóricos dos Multiletramentos. A justificativa constitui-se na possibilidade de contribuição para o uso de metodologias inovadoras e colaborativas, capazes de motivar os estudantes e democratizar o acesso ao aprendizado, especialmente nas aulas de língua inglesa. A metodologia adotada envolve a elaboração de atividades práticas e colaborativas, em que os alunos planejam, constroem e apresentam projetos arquitetônicos no Minecraft, comunicando-se em inglês durante todo o processo, visando fortalecer suas competências linguísticas, criativas e de trabalho em equipe. Os resultados demonstram que essa abordagem favorece o engajamento dos estudantes, aprimora suas habilidades de comunicação oral e escrita em inglês, além de estimular a autonomia, a criatividade e a compreensão de conceitos espaciais, promovendo uma aprendizagem mais significativa e alinhada às demandas da contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleAtividades lúdicas digitais e multiletramentos: uma proposta didática no ensino de língua inglesa com o jogo minecraft.pt_BR
dc.date.issued2025-05-16-
dc.description.abstractThis paper presents a didactic proposal that uses the game Minecraft for teaching English, based on the principles of multiliteracies. The proposal, which aims to integrate the use of technological resources and playful activities into the learning process, has as its general objective to present a didactic proposal that uses the game Minecraft in teaching English, through the theoretical assumptions of multiliteracies. The justification is the possibility of contributing to the use of innovative and collaborative methodologies, capable of motivating students and democratizing access to learning, especially in English language classes. The methodology adopted involves the development of practical and collaborative activities, in which students plan, build and present architectural projects in Minecraft, communicating in English throughout the process, aiming to strengthen their linguistic, creative and teamwork skills. The results show that this approach promotes student engagement, improves their oral and written communication skills in English, and stimulates autonomy, creativity, and understanding of spatial concepts, promoting learning that is more meaningful aligned with contemporary demands.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42645-
dc.date.accessioned2025-07-31T13:12:01Z-
dc.date.available2025-07-31-
dc.date.available2025-07-31T13:12:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectMinecraftpt_BR
dc.subjectAulas de inglês - atividades lúdicaspt_BR
dc.subjectEnglish language - study and teachingpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectEnglish classes - fun activitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Guilherme Bento da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital playful activities and multiliteracies: a didactic proposal for teaching English using the Minecraft game.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Guilherme Bento da. Atividades lúdicas digitais e multiletramentos: uma proposta didática no ensino de língua inglesa com o jogo minecraft. 2025. 59f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUILHERME BENTO DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2025.pdfGuilherme Bento da Silva. Monografia Letras - Letras Inglesa. CFP 2025.940.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.