Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42645
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, G. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6844272092966764 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Fabione Gomes da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, F. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | BRAGA, Elinaldo Menezes. | - |
dc.contributor.referee2 | MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza o jogo Minecraft para o ensino de língua inglesa, fundamentada nos princípios dos multiletramentos. A proposta que visa integrar o uso de recursos tecnológicos e atividades lúdicas ao processo de aprendizagem possui como objetivo geral apresentar uma proposta didática que utilize o jogo Minecraft no ensino de língua inglesa, por meio dos pressupostos teóricos dos Multiletramentos. A justificativa constitui-se na possibilidade de contribuição para o uso de metodologias inovadoras e colaborativas, capazes de motivar os estudantes e democratizar o acesso ao aprendizado, especialmente nas aulas de língua inglesa. A metodologia adotada envolve a elaboração de atividades práticas e colaborativas, em que os alunos planejam, constroem e apresentam projetos arquitetônicos no Minecraft, comunicando-se em inglês durante todo o processo, visando fortalecer suas competências linguísticas, criativas e de trabalho em equipe. Os resultados demonstram que essa abordagem favorece o engajamento dos estudantes, aprimora suas habilidades de comunicação oral e escrita em inglês, além de estimular a autonomia, a criatividade e a compreensão de conceitos espaciais, promovendo uma aprendizagem mais significativa e alinhada às demandas da contemporaneidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.title | Atividades lúdicas digitais e multiletramentos: uma proposta didática no ensino de língua inglesa com o jogo minecraft. | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a didactic proposal that uses the game Minecraft for teaching English, based on the principles of multiliteracies. The proposal, which aims to integrate the use of technological resources and playful activities into the learning process, has as its general objective to present a didactic proposal that uses the game Minecraft in teaching English, through the theoretical assumptions of multiliteracies. The justification is the possibility of contributing to the use of innovative and collaborative methodologies, capable of motivating students and democratizing access to learning, especially in English language classes. The methodology adopted involves the development of practical and collaborative activities, in which students plan, build and present architectural projects in Minecraft, communicating in English throughout the process, aiming to strengthen their linguistic, creative and teamwork skills. The results show that this approach promotes student engagement, improves their oral and written communication skills in English, and stimulates autonomy, creativity, and understanding of spatial concepts, promoting learning that is more meaningful aligned with contemporary demands. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42645 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T13:12:01Z | - |
dc.date.available | 2025-07-31 | - |
dc.date.available | 2025-07-31T13:12:01Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Minecraft | pt_BR |
dc.subject | Aulas de inglês - atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | English language - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Multiliteracies | pt_BR |
dc.subject | Digital games | pt_BR |
dc.subject | English classes - fun activities | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Guilherme Bento da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital playful activities and multiliteracies: a didactic proposal for teaching English using the Minecraft game. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Guilherme Bento da. Atividades lúdicas digitais e multiletramentos: uma proposta didática no ensino de língua inglesa com o jogo minecraft. 2025. 59f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GUILHERME BENTO DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2025.pdf | Guilherme Bento da Silva. Monografia Letras - Letras Inglesa. CFP 2025. | 940.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.