Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42612
Title: As ênfases curriculares no ensino de física: uma análise sob a perspectiva da teoria crítica na proposta curricular para o ensino médio na Paraíba.
Other Titles: Curricular emphases in physics teaching: an analysis from the perspective of critical theory in the curricular proposal for secondary education in Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cícero Marcos Meneses da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, Diego Marceli.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Leandro Luiz da Silva.
Keywords: Currículo - ensino de física;Física - ensino médio;Proposta curricular - ensino médio - Paraíba;Ensino de física;Teoria crítica de currículo;Curriculum - Physics Teaching;Physics - high school;Curricular proposal - high school - Paraíba;Physics teaching;Critical curriculum theory
Issue Date: 7-May-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Cícero Marcos Meneses da. As ênfases curriculares no ensino de física: uma análise sob a perspectiva da teoria crítica na proposta curricular para o ensino médio na Paraíba. 2025.127f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisa as ênfases curriculares atribuídas ao ensino de Física na Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (PCEM-PB), com base nos pressupostos da Teoria Crítica do Currículo e na tipologia de ênfases proposta por Moreira e Axt (1986). A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza documental, adota a análise de conteúdo como método, com unidades de registro e categorias previamente definidas. O referencial teórico contempla o currículo como campo de disputas ideológicas, políticas e culturais, bem como as implicações da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os resultados indicam que, embora a PCEM-PB traga elementos discursivos de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, persistem contradições que revelam a presença de ênfases tecnicistas e pragmáticas, voltadas à lógica performativa e às exigências do mercado. Identificaram-se diferentes ênfases coexistentes, como científico-cultural, tecnocrática, e socio-crítica que, tensionadas no documento, evidenciam disputas sobre os sentidos do currículo. Conclui-se que a proposta curricular analisada requer maior articulação entre o discurso crítico e as práticas efetivas, de modo a favorecer um ensino de Física contextualizado, emancipador e comprometido com a formação de sujeitos históricos e críticos.
Abstract: This study analyzes the curricular emphases attributed to Physics teaching in the High School Curricular Proposal of the state of Paraíba (PCEM-PB), grounded in Critical Curriculum Theory and the typology of emphases proposed by Moreira and Axt (1986). The research adopts a qualitative, documentary approach, using content analysis with pre-established registration units and analytical categories. The theoretical framework considers the curriculum as a field of ideological, political, and cultural disputes, and addresses the implications of the High School Reform and the National Common Curricular Base (BNCC) for the teaching of Natural Sciences and their Technologies. The results reveal that, although the PCEM-PB incorporates discursive elements aligned with critical and interdisciplinary perspectives, contradictions persist that reflect technicist and pragmatic emphases, oriented toward performative logic and market demands. Multiple emphases — such as scientific-cultural, technocratic, and socio-critical — were identified as coexisting in tension within the document, highlighting disputes over the meanings of curriculum. It is concluded that the curricular proposal requires stronger alignment between its critical discourse and effective practices, in order to support a contextualized and emancipatory Physics education, committed to the formation of critical and historically situated subjects.
Keywords: Currículo - ensino de física
Física - ensino médio
Proposta curricular - ensino médio - Paraíba
Ensino de física
Teoria crítica de currículo
Curriculum - Physics Teaching
Physics - high school
Curricular proposal - high school - Paraíba
Physics teaching
Critical curriculum theory
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42612
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO MARCOS MENESES DA SILVA. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2025.pdfCícero Marcos Meneses da Silva. Monografia Física. CFP 2025.1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.