Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6422695604774428pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Diego Marceli.-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, D. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3149875009074968pt_BR
dc.contributor.referee1FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Leandro Luiz da Silva.-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as ênfases curriculares atribuídas ao ensino de Física na Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba (PCEM-PB), com base nos pressupostos da Teoria Crítica do Currículo e na tipologia de ênfases proposta por Moreira e Axt (1986). A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza documental, adota a análise de conteúdo como método, com unidades de registro e categorias previamente definidas. O referencial teórico contempla o currículo como campo de disputas ideológicas, políticas e culturais, bem como as implicações da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os resultados indicam que, embora a PCEM-PB traga elementos discursivos de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, persistem contradições que revelam a presença de ênfases tecnicistas e pragmáticas, voltadas à lógica performativa e às exigências do mercado. Identificaram-se diferentes ênfases coexistentes, como científico-cultural, tecnocrática, e socio-crítica que, tensionadas no documento, evidenciam disputas sobre os sentidos do currículo. Conclui-se que a proposta curricular analisada requer maior articulação entre o discurso crítico e as práticas efetivas, de modo a favorecer um ensino de Física contextualizado, emancipador e comprometido com a formação de sujeitos históricos e críticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleAs ênfases curriculares no ensino de física: uma análise sob a perspectiva da teoria crítica na proposta curricular para o ensino médio na Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2025-05-07-
dc.description.abstractThis study analyzes the curricular emphases attributed to Physics teaching in the High School Curricular Proposal of the state of Paraíba (PCEM-PB), grounded in Critical Curriculum Theory and the typology of emphases proposed by Moreira and Axt (1986). The research adopts a qualitative, documentary approach, using content analysis with pre-established registration units and analytical categories. The theoretical framework considers the curriculum as a field of ideological, political, and cultural disputes, and addresses the implications of the High School Reform and the National Common Curricular Base (BNCC) for the teaching of Natural Sciences and their Technologies. The results reveal that, although the PCEM-PB incorporates discursive elements aligned with critical and interdisciplinary perspectives, contradictions persist that reflect technicist and pragmatic emphases, oriented toward performative logic and market demands. Multiple emphases — such as scientific-cultural, technocratic, and socio-critical — were identified as coexisting in tension within the document, highlighting disputes over the meanings of curriculum. It is concluded that the curricular proposal requires stronger alignment between its critical discourse and effective practices, in order to support a contextualized and emancipatory Physics education, committed to the formation of critical and historically situated subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42612-
dc.date.accessioned2025-07-28T17:21:03Z-
dc.date.available2025-07-28-
dc.date.available2025-07-28T17:21:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCurrículo - ensino de físicapt_BR
dc.subjectFísica - ensino médiopt_BR
dc.subjectProposta curricular - ensino médio - Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTeoria crítica de currículopt_BR
dc.subjectCurriculum - Physics Teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - high schoolpt_BR
dc.subjectCurricular proposal - high school - Paraíbapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectCritical curriculum theorypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cícero Marcos Meneses da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurricular emphases in physics teaching: an analysis from the perspective of critical theory in the curricular proposal for secondary education in Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cícero Marcos Meneses da. As ênfases curriculares no ensino de física: uma análise sob a perspectiva da teoria crítica na proposta curricular para o ensino médio na Paraíba. 2025.127f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO MARCOS MENESES DA SILVA. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2025.pdfCícero Marcos Meneses da Silva. Monografia Física. CFP 2025.1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.