Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42607
Title: Ambiente universitário e a violência invisível: um silêncio quebrado.
Other Titles: University environment and invisible violence: a broken silence.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Maria Ludmila Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.
Keywords: Ensino superior;Estudante universitário;Violência estudantil - espaço universitário;Saúde mental;Universidade e violência;Estudantes - violência invisível;Higher education;College student;Student violence - university space;Mental health;University and violence;Students - invisible violence
Issue Date: 19-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Maria Ludmila Araújo. Ambiente universitário e a violência invisível: um silencio quebrado. 2025. 48f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: O ingresso no ensino superior se dá com altas expectativas e esperanças de um futuro próspero, mas nem sempre acontece o esperado, pois, às vezes, os ingressantes se deparam com situações de violência que impactam de maneira negativa no seu viver. Objetivos: Investigar a ocorrência de violência voltada para o estudante universitário no meio acadêmico, seus tipos e o impacto na sua vida. Método: Estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, efetuado na Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras, Paraíba. A população do estudo foi constituída por estudantes dos cursos de Enfermagem (269) e Medicina (197) do referido campus, com amostra definida, respectivamente, em 55 e 40, calculada na Open Epi. A seleção dos discentes foi realizada a partir da lista de matrícula disponibilizada, de forma aleatória, após sorteio para definir o intervalo entre os(as) alunos(as). Foram utilizados como critérios de inclusão alunos matriculados do 1º ao 12º período, com idade igual ou superior a 18 anos. Os dados foram coletados e agrupados em planilha do Excel, transpostos para o SPSS 20.0, e analisados com estatística descritiva, tendo como medida de tendência central a média e desvio padrão. Resultados e discussão: A amostra foi constituída, majoritariamente, por 68,4% de mulheres, 61,05% da raça não branca (pretos, negros, pardos, amarelos e indígenas), 74,7% heterossexuais, 64,2% moram em Cajazeiras e 57,9% cursavam Enfermagem. 68,42% relataram ter sofrido algum tipo de violência, destes a maior parte foi constituída por não brancos (60%), mulheres (67,7%), heterossexuais (70%), com residência na cidade do campus (53,8%) e cursavam Enfermagem (66,2%). Os principais agressores foram professores e colegas de sala. Considerações finais: Historicamente, a violência, seja qual forma for, se perpetua na sociedade de maneira natural e não seria diferente no espaço universitário, uma vez que o ser humano tende a replicar atos e ações corriqueiros do seu cotidiano. As punições ainda são insipientes e isso faz com que a vítima silencie. É preciso fortalecer os canais de denúncia, apoio às vítimas e celeridade nos processos punitivos.
Abstract: Starting college comes with high expectations and hopes for a prosperous future, but things don't always go as planned, as students sometimes face situations of violence that negatively impact their lives. Objectives: To investigate the occurrence of violence directed at university students in the academic environment, its types, and its impact on their lives. Method: A cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, carried out at the Federal University of Campina Grande, Center for Teacher Training, Cajazeiras campus, Paraíba. The study population consisted of students from the Nursing (269) and Medicine (197) courses at the aforementioned campus, with a sample defined as 55 and 40 respectively, calculated in Open Epi. The selection of students was carried out from the available enrollment list, randomly, after a draw to define the interval between the students. The inclusion criteria were students enrolled from the 1st to the 12th period, aged 18 years or older. Data were collected and grouped in an Excel spreadsheet, transposed to SPSS 20.0, and analyzed with descriptive statistics, using the mean and standard deviation as measures of central tendency. Results and discussion: The sample consisted mostly of 68.4% women, 61.05% of non-white race (black, brown, yellow, and indigenous), 74.7% heterosexuals, 64.2% living in Cajazeiras, and 57.9% studying Nursing. 68.42% reported having suffered some type of violence, of which the majority were non-white (60%), women (67.7%), heterosexuals (70%), residing in the city of the campus (53.8%), and studying Nursing (66.2%). The main aggressors were professors and classmates. Final considerations: Historically, violence, in whatever form, is perpetuated in society in a natural way, and it would be no different in the university space, since human beings tend to replicate everyday acts and actions. Punishments are still incipient, and this causes the victim to remain silent. It is necessary to strengthen the channels of denunciation, support for victims, and speed in the punitive processes.
Keywords: Ensino superior
Estudante universitário
Violência estudantil - espaço universitário
Saúde mental
Universidade e violência
Estudantes - violência invisível
Higher education
College student
Student violence - university space
Mental health
University and violence
Students - invisible violence
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42607
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LUDIMILA ARAÚJO LOPES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2024.pdfMaria Ludmila Araújo Lopes. Monografia Enfermagem. CFP 2024.730.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.