Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42607
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, M. L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518688437175794pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, R. C. Opt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2372898088259711pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.-
dc.description.resumoO ingresso no ensino superior se dá com altas expectativas e esperanças de um futuro próspero, mas nem sempre acontece o esperado, pois, às vezes, os ingressantes se deparam com situações de violência que impactam de maneira negativa no seu viver. Objetivos: Investigar a ocorrência de violência voltada para o estudante universitário no meio acadêmico, seus tipos e o impacto na sua vida. Método: Estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, efetuado na Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras, Paraíba. A população do estudo foi constituída por estudantes dos cursos de Enfermagem (269) e Medicina (197) do referido campus, com amostra definida, respectivamente, em 55 e 40, calculada na Open Epi. A seleção dos discentes foi realizada a partir da lista de matrícula disponibilizada, de forma aleatória, após sorteio para definir o intervalo entre os(as) alunos(as). Foram utilizados como critérios de inclusão alunos matriculados do 1º ao 12º período, com idade igual ou superior a 18 anos. Os dados foram coletados e agrupados em planilha do Excel, transpostos para o SPSS 20.0, e analisados com estatística descritiva, tendo como medida de tendência central a média e desvio padrão. Resultados e discussão: A amostra foi constituída, majoritariamente, por 68,4% de mulheres, 61,05% da raça não branca (pretos, negros, pardos, amarelos e indígenas), 74,7% heterossexuais, 64,2% moram em Cajazeiras e 57,9% cursavam Enfermagem. 68,42% relataram ter sofrido algum tipo de violência, destes a maior parte foi constituída por não brancos (60%), mulheres (67,7%), heterossexuais (70%), com residência na cidade do campus (53,8%) e cursavam Enfermagem (66,2%). Os principais agressores foram professores e colegas de sala. Considerações finais: Historicamente, a violência, seja qual forma for, se perpetua na sociedade de maneira natural e não seria diferente no espaço universitário, uma vez que o ser humano tende a replicar atos e ações corriqueiros do seu cotidiano. As punições ainda são insipientes e isso faz com que a vítima silencie. É preciso fortalecer os canais de denúncia, apoio às vítimas e celeridade nos processos punitivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleAmbiente universitário e a violência invisível: um silêncio quebrado.pt_BR
dc.date.issued2025-02-19-
dc.description.abstractStarting college comes with high expectations and hopes for a prosperous future, but things don't always go as planned, as students sometimes face situations of violence that negatively impact their lives. Objectives: To investigate the occurrence of violence directed at university students in the academic environment, its types, and its impact on their lives. Method: A cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, carried out at the Federal University of Campina Grande, Center for Teacher Training, Cajazeiras campus, Paraíba. The study population consisted of students from the Nursing (269) and Medicine (197) courses at the aforementioned campus, with a sample defined as 55 and 40 respectively, calculated in Open Epi. The selection of students was carried out from the available enrollment list, randomly, after a draw to define the interval between the students. The inclusion criteria were students enrolled from the 1st to the 12th period, aged 18 years or older. Data were collected and grouped in an Excel spreadsheet, transposed to SPSS 20.0, and analyzed with descriptive statistics, using the mean and standard deviation as measures of central tendency. Results and discussion: The sample consisted mostly of 68.4% women, 61.05% of non-white race (black, brown, yellow, and indigenous), 74.7% heterosexuals, 64.2% living in Cajazeiras, and 57.9% studying Nursing. 68.42% reported having suffered some type of violence, of which the majority were non-white (60%), women (67.7%), heterosexuals (70%), residing in the city of the campus (53.8%), and studying Nursing (66.2%). The main aggressors were professors and classmates. Final considerations: Historically, violence, in whatever form, is perpetuated in society in a natural way, and it would be no different in the university space, since human beings tend to replicate everyday acts and actions. Punishments are still incipient, and this causes the victim to remain silent. It is necessary to strengthen the channels of denunciation, support for victims, and speed in the punitive processes.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42607-
dc.date.accessioned2025-07-28T13:32:24Z-
dc.date.available2025-07-28-
dc.date.available2025-07-28T13:32:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.subjectViolência estudantil - espaço universitáriopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectUniversidade e violênciapt_BR
dc.subjectEstudantes - violência invisívelpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectCollege studentpt_BR
dc.subjectStudent violence - university spacept_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectUniversity and violencept_BR
dc.subjectStudents - invisible violencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Maria Ludmila Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUniversity environment and invisible violence: a broken silence.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Maria Ludmila Araújo. Ambiente universitário e a violência invisível: um silencio quebrado. 2025. 48f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LUDIMILA ARAÚJO LOPES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2024.pdfMaria Ludmila Araújo Lopes. Monografia Enfermagem. CFP 2024.730.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.