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Title: Metodologias ativas: a aceitação da gamificação no ensino pelos docentes da Rede Pública Estadual de Cajazeiras - PB.
Other Titles: Active methodologies: the acceptance of gamification in teaching by teachers in the State Public School Network of Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: QUERINO, Emanuela Maria Cardoso.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAIS, Ana Lunara da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARIA, Matheus.
Keywords: Aprendizagem;Metodologias ativas;Engajamento;Ludificação;Professores;Learning;Active methodologies;Engagement;Gamification;Teachers
Issue Date: 13-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUERINO, Emanuela Maria Cardoso. Metodologias ativas: a aceitação da gamificação no ensino pelos docentes da Rede Pública Estadual de Cajazeiras - PB. 2024. 25f. Monografia (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A gamificação é um exemplo de metodologia ativa, que usa elementos de jogos para motivar e engajar alunos. O termo, segundo Vianna et al. (2013), foi traduzido do inglês gamification, e utilizado pela primeira vez em 2002 por Nick Pelling, trazendo maior socialização e motivação dos indivíduos, tornando a aprendizagem mais eficiente. O presente trabalho busca analisar as dificuldades e os desafios para a utilização da metodologia de gamificação por parte dos docentes nas escolas estaduais da cidade de Cajazeiras, Paraíba, a partir de um questionário com perguntas fechadas e abertas, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2008), que é crucial para a pesquisa qualitativa, oferecendo um método estruturado para organizar e interpretar dados textuais. Por meio desse método, há facilidade na identificação de temas, padrões e tendências, permitindo ao pesquisador extrair compreensões significativas sobre atitudes, opiniões e comportamentos. Destarte, diante das respostas dos professores entrevistados, percebe-se que a gamificação no ensino de História está se tornando cada vez mais relevante e traz em seu bojo diversas possibilidades de utilização. Entretanto, faz-se necessário um planejamento, pois a gamificação não se resume a utilizar um jogo; trata-se de buscar elementos de jogos para construir exercícios mentais que levem ao desenvolvimento da consciência histórica e do pensamento histórico. A utilização das metodologias ativas, como a gamificação, por parte dos professores da rede pública estadual de ensino em Cajazeiras-PB, é uma realidade, contudo é importante partir do conceito desta prática educativa que consiste em utilizar as estratégias do jogo, como fases e regras, em outros contextos. Portanto, é importante refletir que gamificar não é apenas utilizar jogos em sala de aula. Além disso, é necessário refletir sobre os inúmeros obstáculos vivenciados pelos professores dessas instituições educacionais em seu cotidiano profissional, os quais impactam diretamente seu trabalho em sala de aula.
Abstract: Gamification is an example of active methodology that uses game elements to motivate and engage students. The term, according to Vianna et al. (2013), was translated from English Gamification, and first used in 2002 by Nick Pelling, bringing greater socialization and motivation of individuals, making learning more efficient. The present work seeks to analyze the difficulties and challenges for the use of gamification methodology by teachers in state schools in the city of Cajazeiras, Paraíba, from a questionnaire with closed and open questions, using Bardin content analysis (2008), which is crucial for qualitative research, offering a structured method to organize and interpret textual data. Through this method, there is easy to identify themes, standards and trends, allowing the researcher to extract significant understandings about attitudes, opinions and behaviors. Thus, in view of the answers of the interviewed teachers, it is clear that gamification in history teaching is becoming increasingly relevant and brings in its core several possibilities of use. However, planning is necessary, as gamification is not limited to using a game; It is about looking for gaming elements to build mental exercises that lead to the development of historical consciousness and historical thinking. The use of active methodologies, such as gamification, by teachers of the state public school system in Cajazeiras-PB, is a reality, but it is important to start from the concept of this educational practice that consists of using game strategies, such as phases and rules, in other contexts. Therefore, it is important to reflect that gamifying is not just using classroom games. In addition, it is necessary to reflect on the numerous obstacles experienced by the teachers of these educational institutions in their professional daily life, which directly impact their work on the classroom.
Keywords: Aprendizagem
Metodologias ativas
Engajamento
Ludificação
Professores
Learning
Active methodologies
Engagement
Gamification
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42582
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de História: Teorias e Metodologias - Monografias

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