Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42104
Title: | Masculino e feminino nas telas de cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). |
Other Titles: | Masculine and feminine on the cinema screen: gender relations and the construction of the “ideal” militant during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Masculine and feminine on the cinema screen: gender relations and the construction of the “ideal” militant during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Masculino e feminino na tela do cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Tatianne Ellen Cavalcante. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAÚJO, Eronildes Câmara de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. |
Keywords: | Gênero;Relações de gênero - cinema;Maculino e feminino - cinema;Ditadura militar - Brasil - 1964-1985;História cultural;Cinema e gênero;Militante ideal - ditadura militar brasileira;Gender;Gender relations - cinema;Masculine and feminine - cinema;Military dictatorship - Brazil - 1964-1985;Cultural history;Cinema and gender;Ideal militant - Brazilian military dictatorship |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Tatianne Ellen Cavalcante. Masculino e feminino nas telas de cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42104 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho problematiza a produção discursiva da figura do militante “ideal” na época da ditadura civil-militar brasileira (1964-4985) com base em narrativas fílmicas produzidas sobre esse período da história nacional. Constitui-se, dessa forma, como objetivo desta pesquisa analisar os discursos cinematográficos ambientados no período de ditadura civil-militar investigando os “lugares” do masculino e do feminino na militância e na luta armada. Para tanto, esta análise está dividida em duas partes. Enquanto a primeira discute as estratégias discursivas do masculino sobre o corpo ideal para participar das lutas armadas, a segunda trata das resistências produzidas pelo feminino para também serem reconhecidas como aptas a participarem da luta armada, bem como a manifestação de relações de gênero advindas em especial de práticas de tortura exercidas sobre o corpo da mulher. Os três principais filmes analisados são Cabra-Cega, O Que é Isso, Companheiro? e Que Bom Te Ver Viva. Essas obras são tomadas como fonte de pesquisa por estabelecerem visões sobre os corpos idealizados para a luta armada. Os filmes em questão serão analisados a partir da Análise do Discurso, buscando as teias discursivas que constroem as identidades dos sujeitos investigados nesta pesquisa. Esta pesquisa justifica-se pelas lacunas encontradas dentro da historiografia sobre as relações de gênero e a participação feminina na militância de esquerda no período de ditadura civil-militar no Brasil. |
Abstract: | The present study problematizes the discursive production of “ideal”militant figure during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) based on filmic narratives produced of this period of national history. It constitutes, therefore, as objective of this research to analyze the film speeches acclimatised in civil-military dictatorship period, investigating the "roles" of masculine and feminine in militancy and armed struggle. Therefore, this analysis is divided into two parts. While the first discusses the male discursive strategies about the ideal body to join the armed struggle, the second is the resistance produced by the female to also be recognized as suitable to participate in the armed struggle, and the manifestation of gender relations arising in particular of torture carried out on the woman's body. The main three films analyzed are “Cabra-Cega”, “O Que é Isso, Companheiro?” and “Que Bom Te Ver Viva”. These works are taken as a source of research because they establish views on the idealized bodies to armed struggle. The films in question were analyzed from the Discourse Analysis, seeking the discursive webs that build identities of the subjects investigated in this study. This research is justified by the deficiencies found within the historiography on gender relations and women’s participation in the left of militancy in the civil-military dictatorship period in Brazil. |
Keywords: | Gênero Relações de gênero - cinema Maculino e feminino - cinema Ditadura militar - Brasil - 1964-1985 História cultural Cinema e gênero Militante ideal - ditadura militar brasileira Gender Gender relations - cinema Masculine and feminine - cinema Military dictatorship - Brazil - 1964-1985 Cultural history Cinema and gender Ideal militant - Brazilian military dictatorship |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42104 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TATIANNE ELLEN CAVALCANTE SILVA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2015.pdf | Tatianne Ellen Cavalcante Silva. - TCC Lic. História CH 2015 | 13.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.