Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, T. E. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671008722416222pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, A. C. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281006839381741pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Eronildes Câmara de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.contributor.referee2IDLIMA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9483143620752293pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho problematiza a produção discursiva da figura do militante “ideal” na época da ditadura civil-militar brasileira (1964-4985) com base em narrativas fílmicas produzidas sobre esse período da história nacional. Constitui-se, dessa forma, como objetivo desta pesquisa analisar os discursos cinematográficos ambientados no período de ditadura civil-militar investigando os “lugares” do masculino e do feminino na militância e na luta armada. Para tanto, esta análise está dividida em duas partes. Enquanto a primeira discute as estratégias discursivas do masculino sobre o corpo ideal para participar das lutas armadas, a segunda trata das resistências produzidas pelo feminino para também serem reconhecidas como aptas a participarem da luta armada, bem como a manifestação de relações de gênero advindas em especial de práticas de tortura exercidas sobre o corpo da mulher. Os três principais filmes analisados são Cabra-Cega, O Que é Isso, Companheiro? e Que Bom Te Ver Viva. Essas obras são tomadas como fonte de pesquisa por estabelecerem visões sobre os corpos idealizados para a luta armada. Os filmes em questão serão analisados a partir da Análise do Discurso, buscando as teias discursivas que constroem as identidades dos sujeitos investigados nesta pesquisa. Esta pesquisa justifica-se pelas lacunas encontradas dentro da historiografia sobre as relações de gênero e a participação feminina na militância de esquerda no período de ditadura civil-militar no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleMasculino e feminino nas telas de cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985).pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe present study problematizes the discursive production of “ideal”militant figure during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) based on filmic narratives produced of this period of national history. It constitutes, therefore, as objective of this research to analyze the film speeches acclimatised in civil-military dictatorship period, investigating the "roles" of masculine and feminine in militancy and armed struggle. Therefore, this analysis is divided into two parts. While the first discusses the male discursive strategies about the ideal body to join the armed struggle, the second is the resistance produced by the female to also be recognized as suitable to participate in the armed struggle, and the manifestation of gender relations arising in particular of torture carried out on the woman's body. The main three films analyzed are “Cabra-Cega”, “O Que é Isso, Companheiro?” and “Que Bom Te Ver Viva”. These works are taken as a source of research because they establish views on the idealized bodies to armed struggle. The films in question were analyzed from the Discourse Analysis, seeking the discursive webs that build identities of the subjects investigated in this study. This research is justified by the deficiencies found within the historiography on gender relations and women’s participation in the left of militancy in the civil-military dictatorship period in Brazil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42104-
dc.date.accessioned2025-06-03T22:30:51Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T22:30:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRelações de gênero - cinemapt_BR
dc.subjectMaculino e feminino - cinemapt_BR
dc.subjectDitadura militar - Brasil - 1964-1985pt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectCinema e gêneropt_BR
dc.subjectMilitante ideal - ditadura militar brasileirapt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectGender relations - cinemapt_BR
dc.subjectMasculine and feminine - cinemapt_BR
dc.subjectMilitary dictatorship - Brazil - 1964-1985pt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectCinema and genderpt_BR
dc.subjectIdeal militant - Brazilian military dictatorshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Tatianne Ellen Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMasculine and feminine on the cinema screen: gender relations and the construction of the “ideal” militant during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Masculine and feminine on the cinema screen: gender relations and the construction of the “ideal” militant during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Masculino e feminino na tela do cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Tatianne Ellen Cavalcante. Masculino e feminino nas telas de cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42104pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANNE ELLEN CAVALCANTE SILVA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2015.pdfTatianne Ellen Cavalcante Silva. - TCC Lic. História CH 201513.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.