Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093
Title: | Da crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular. |
Other Titles: | From social criticism to romanticism: “tacky” music as a popular identity. |
???metadata.dc.creator???: | PADILHA, Renato Cássio Azevêdo. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MONTENEGRO, José Benjamim. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | JERONIMO , Ronyone de Araújo. |
Keywords: | Música popular;Música cafona;Crítica social;Romantismo - música romântica;Odair José - músicas;Nelson Ned - músicas;Representação social - música;Gênero;Etnomusicologia;Popular music;Tacky music;Social criticism;Romanticism - romantic music;Odair José - music;Nelson Ned - music;Social representation - music;Gender;Ethnomusicology |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PADILHA, Renato Cássio Azevêdo. Da crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A música usada como fonte histórica e na pesquisa é um meio que pode conduzir as situações variadas fazendo um registro de acontecimentos diversos, esse tema ainda tem pouca abordagem no universo da pesquisa sobre música popular, me influenciando, portanto no interesse da causa. Nesse caso, é pretendido analisar a representação social nas letras das canções “cafonas”, no período compreendido entre 1969 a 1978, através do discurso construído nessas canções populares a respeito da critica na sociedade e o sentimento popular. Podemos observar em certas composições que seus artistas fazem representações sociais do coletivo para o individual, em que mesmo sendo alvos de criticas e rótulos maldosos, não cantam apenas com a intenção de romantizar, mas para identificar acontecimentos marcantes na memória social brasileira e o comportamento triste da nação. A pesquisa é realizada através da análise dos trabalhos dos cantores Odair José e Nelson Ned, visando o que eles queriam passar além do sentido musical, situações como a imagem da mulher em certos lugares e a responsabilidade do aumento da população como mostra Thomas Malthus até a tristeza brasileira adicionada a nossa personalidade como refere-se Paulo Prado. Dessa forma observa-se que a música não é apenas utilizada como objeto de distração, diversão ou curtição, mas também como mecanismo em que espelha a sociedade de uma certa forma, ajudando a identificar gênero, comportamento e a característica social de uma nação. |
Abstract: | The music used as a historical source and research is a médium that can drive different situations making a record of various events, this issue still has little approach in the research universe of popular music, influencing me so in the interests of the cause. In this case, it is intended to analyze the social representation in the lyrics of songs "tacky" in the period 1969- 1978, through the discourse constructed in these popular songs about the criticism in society and popular sentiment. We can observe in certain compositions that its artists are social representations of the collective to the individual, that even being the target of criticism and malicious labels, not just sing with the intention of romanticizing, but to identify important events in Brazilian social memory and the sad behavior the nation. The survey is conducted by analyzing the work of singers Odair José and Nelson Ned, seeking what they wanted to go beyond the musical sense, situations like the image of women in certain places and the responsibility of the increase in population as shown Thomas Malthus to Brazilian sadness added to our personality as concems Paulo Prado. Thus it is observed that the music is not only used as a distraction object, fun or enjoyment, but also as a mechanism that reflects the society in a way to help identify gender, behavior and social characteristics of a nation. |
Keywords: | Música popular Música cafona Crítica social Romantismo - música romântica Odair José - músicas Nelson Ned - músicas Representação social - música Gênero Etnomusicologia Popular music Tacky music Social criticism Romanticism - romantic music Odair José - music Nelson Ned - music Social representation - music Gender Ethnomusicology |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RENATO CÁSSIO AZEVÊDO PADILHA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2016.pdf | Renato Cássio Azevêdo Padilha -TCC LIC. História CH 2016 | 11.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.