Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPADILHA, R. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4457770587955322pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTENEGRO, José Benjamim.-
dc.contributor.advisor1IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7329516641843599pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, Rosilene Dias.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1538-3353pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133743224166765pt_BR
dc.contributor.referee2JERONIMO , Ronyone de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDJERONIMO, R. A.pt_BR
dc.description.resumoA música usada como fonte histórica e na pesquisa é um meio que pode conduzir as situações variadas fazendo um registro de acontecimentos diversos, esse tema ainda tem pouca abordagem no universo da pesquisa sobre música popular, me influenciando, portanto no interesse da causa. Nesse caso, é pretendido analisar a representação social nas letras das canções “cafonas”, no período compreendido entre 1969 a 1978, através do discurso construído nessas canções populares a respeito da critica na sociedade e o sentimento popular. Podemos observar em certas composições que seus artistas fazem representações sociais do coletivo para o individual, em que mesmo sendo alvos de criticas e rótulos maldosos, não cantam apenas com a intenção de romantizar, mas para identificar acontecimentos marcantes na memória social brasileira e o comportamento triste da nação. A pesquisa é realizada através da análise dos trabalhos dos cantores Odair José e Nelson Ned, visando o que eles queriam passar além do sentido musical, situações como a imagem da mulher em certos lugares e a responsabilidade do aumento da população como mostra Thomas Malthus até a tristeza brasileira adicionada a nossa personalidade como refere-se Paulo Prado. Dessa forma observa-se que a música não é apenas utilizada como objeto de distração, diversão ou curtição, mas também como mecanismo em que espelha a sociedade de uma certa forma, ajudando a identificar gênero, comportamento e a característica social de uma nação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleDa crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe music used as a historical source and research is a médium that can drive different situations making a record of various events, this issue still has little approach in the research universe of popular music, influencing me so in the interests of the cause. In this case, it is intended to analyze the social representation in the lyrics of songs "tacky" in the period 1969- 1978, through the discourse constructed in these popular songs about the criticism in society and popular sentiment. We can observe in certain compositions that its artists are social representations of the collective to the individual, that even being the target of criticism and malicious labels, not just sing with the intention of romanticizing, but to identify important events in Brazilian social memory and the sad behavior the nation. The survey is conducted by analyzing the work of singers Odair José and Nelson Ned, seeking what they wanted to go beyond the musical sense, situations like the image of women in certain places and the responsibility of the increase in population as shown Thomas Malthus to Brazilian sadness added to our personality as concems Paulo Prado. Thus it is observed that the music is not only used as a distraction object, fun or enjoyment, but also as a mechanism that reflects the society in a way to help identify gender, behavior and social characteristics of a nation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093-
dc.date.accessioned2025-06-03T20:11:51Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T20:11:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectMúsica cafonapt_BR
dc.subjectCrítica socialpt_BR
dc.subjectRomantismo - música românticapt_BR
dc.subjectOdair José - músicaspt_BR
dc.subjectNelson Ned - músicaspt_BR
dc.subjectRepresentação social - músicapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectPopular musicpt_BR
dc.subjectTacky musicpt_BR
dc.subjectSocial criticismpt_BR
dc.subjectRomanticism - romantic musicpt_BR
dc.subjectOdair José - musicpt_BR
dc.subjectNelson Ned - musicpt_BR
dc.subjectSocial representation - musicpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectEthnomusicologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPADILHA, Renato Cássio Azevêdo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom social criticism to romanticism: “tacky” music as a popular identity.pt_BR
dc.identifier.citationPADILHA, Renato Cássio Azevêdo. Da crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATO CÁSSIO AZEVÊDO PADILHA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2016.pdfRenato Cássio Azevêdo Padilha -TCC LIC. História CH 201611.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.