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Title: O riso que molda o dizer: estética cômica Rabelaisiana nas obras de Ariano Suassuna.
Other Titles: The laughter that shapes speech: Rabelaisian comic aesthetics in the works of Ariano Suassuna.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Hianny Renally Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Marinalva Vilar de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORDÂO, Michelly Pereira de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ARAÚJO, Robson Victor da Silva.
Keywords: Riso;Estética cômica;Ariano Suassuna - crítica e interpretação;Poética Suassuniana;François Rabelais;Comicidade;Cômico;Laughter;Comic aesthetics;Ariano Suassuna - criticism and interpretation;Suassunian Poetics;François Rabelais;Comicity;Comic
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Hianny Renally Nascimento. O riso que molda o dizer: estética cómica rabelaisiana nas obras de Ariano Suassuna. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42062
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta deste trabalho é analisar como a comicidade, na produção de Ariano Suassuna possui um lugar privilegiado. Por meio do cómico podemos observar os mecanismos desenvolvidos para alcançar sua reformulação artística, na caracterização do sertão encantado, para compor uma identidade do Brasil. A metodologia utilizada por Suassuna se faz presente em estruturas e metodologias de traços medievais, estabelecendo diálogos com obras do autor francês François Rabelais. O desenvolvimento da pesquisa contará com analises das obras de Ariano Suassuna, "Farsa da Boa Preguiça" e "Auto da Compadecida", estabelecendo um diálogo com François Rabelais em "Gargantua". Movimento que é realizado a partir de uma compreensão que as toma enquanto obras que estão temporal e espacialmente distantes e, por isso mesmo, dizem respeito a distintos contextos históricos. Portanto, compreendendo que os exercícios de apropriação se dão a partir de escolhas realizadas por quem os praticam, conscientemente ou não, nosso enfoque se coloca em observar como Suassuna faz usos da carnavalização comportamental, em meio a um realismo grotesco de inversão ao trágico e rebaixamento corporal e material, presentes em Rabelais. Dito isto, observamos distanciamentos, aproximações e reformulações, no que diz respeito ao riso e a sátira ao cotidiano. Pesquisa que é desenvolvida pelo viés da história cultural, trabalhando com alguns dos conceitos propostos por Certeau e Chartier, a exemplo de apropriação e representação.
Keywords: Riso
Estética cômica
Ariano Suassuna - crítica e interpretação
Poética Suassuniana
François Rabelais
Comicidade
Cômico
Laughter
Comic aesthetics
Ariano Suassuna - criticism and interpretation
Suassunian Poetics
François Rabelais
Comicity
Comic
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42062
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