Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, H. R. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078276417897316pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606519856715259pt_BR
dc.contributor.referee2CORDÂO, Michelly Pereira de Sousa.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0285-7206pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9349011283819103pt_BR
dc.contributor.referee3ARAÚJO, Robson Victor da Silva.-
dc.contributor.referee3IDARAUJO, R. V. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6485942413320667pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é analisar como a comicidade, na produção de Ariano Suassuna possui um lugar privilegiado. Por meio do cómico podemos observar os mecanismos desenvolvidos para alcançar sua reformulação artística, na caracterização do sertão encantado, para compor uma identidade do Brasil. A metodologia utilizada por Suassuna se faz presente em estruturas e metodologias de traços medievais, estabelecendo diálogos com obras do autor francês François Rabelais. O desenvolvimento da pesquisa contará com analises das obras de Ariano Suassuna, "Farsa da Boa Preguiça" e "Auto da Compadecida", estabelecendo um diálogo com François Rabelais em "Gargantua". Movimento que é realizado a partir de uma compreensão que as toma enquanto obras que estão temporal e espacialmente distantes e, por isso mesmo, dizem respeito a distintos contextos históricos. Portanto, compreendendo que os exercícios de apropriação se dão a partir de escolhas realizadas por quem os praticam, conscientemente ou não, nosso enfoque se coloca em observar como Suassuna faz usos da carnavalização comportamental, em meio a um realismo grotesco de inversão ao trágico e rebaixamento corporal e material, presentes em Rabelais. Dito isto, observamos distanciamentos, aproximações e reformulações, no que diz respeito ao riso e a sátira ao cotidiano. Pesquisa que é desenvolvida pelo viés da história cultural, trabalhando com alguns dos conceitos propostos por Certeau e Chartier, a exemplo de apropriação e representação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleO riso que molda o dizer: estética cômica Rabelaisiana nas obras de Ariano Suassuna.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42062-
dc.date.accessioned2025-06-02T22:28:50Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-02T22:28:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRisopt_BR
dc.subjectEstética cômicapt_BR
dc.subjectAriano Suassuna - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPoética Suassunianapt_BR
dc.subjectFrançois Rabelaispt_BR
dc.subjectComicidadept_BR
dc.subjectCômicopt_BR
dc.subjectLaughterpt_BR
dc.subjectComic aestheticspt_BR
dc.subjectAriano Suassuna - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSuassunian Poeticspt_BR
dc.subjectFrançois Rabelaispt_BR
dc.subjectComicitypt_BR
dc.subjectComicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Hianny Renally Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe laughter that shapes speech: Rabelaisian comic aesthetics in the works of Ariano Suassuna.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Hianny Renally Nascimento. O riso que molda o dizer: estética cómica rabelaisiana nas obras de Ariano Suassuna. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42062pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HIANNY RENALLY NASCIMENTO SILVA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2019.pdfHianny Renally Nascimento Silva - TCC Lic. História CH 201910.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.