Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42043
Title: “Sem cores políticas nem religiosas”: o ensino laico no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930).
Other Titles: “Without political or religious colors”: secular education at the Instituto Pedagógico Campinense (1930s).
???metadata.dc.creator???: COSTA, Alisson Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Pávula Maria Sales.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOTO, Hélio Santana Garcia.
Keywords: Ensino laico;Instituto Pedagógico Campinense - 1930;Escola Nova;Discurso - ensino laico;Revista Evolução - 1931-1932;Jornal A União - Campina Grande - PB - 1920;Jornal Brasil Novo - Campina Grande - PB - 1931;Jornal Comércio de Campina - Campina Grande - PB - 1932;Jornal Evolução - Campina Grande - PB - 1934;História da educação campinense;Foto - Colégio Imaculada Conceição - Campina Grande - PB - 1930;Secular education;Campina Pedagogical Institute - 1930;New School;Speech - secular education;Evolution Magazine - 1931-1932;A União Newspaper - Campina Grande - PB - 1920;New Brazil Newspaper - Campina Grande - PB - 1931;Campina Commerce Newspaper - Campina Grande - PB - 1932;Evolution Newspaper - Campina Grande - PB - 1934;History of Campina education;Photo - Immaculate Conception School - Campina Grande - PB - 1930
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Alisson Pinheiro. “Sem cores políticas nem religiosas”: o ensino laico no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930). 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42043
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia tem como objetivo analisar os discursos sobre o Ensino Laico na cidade de Campina Grande - PB, a partir do Instituto Pedagógico Campinense, fundado em 1919, pelo Tenente Alfredo Dantas, pensando na perspectiva do movimento educacional da Escola Nova. A documentação selecionada no decorrer desta pesquisa consta de Leis; Periódicos, a exemplo da Revista Evolução (1931-1932), produzida pelo Instituto Pedagógico que circulou na cidade entre os anos de 1931 e 1932, abordando assuntos do cotidiano do referido Instituto e da cidade e Jornais, A União (1920), Brasil Novo (1931), Comércio de Campina (1932) e Evolução-Jornai (1934). Para fundamentar nossas discussões dialogamos com os seguintes autores: Ramsés Silva (2006, 2012), a respeito das escolas confessionais e o processo de secularização e laicização da instrução pública; Ranquetat Jr. (2007) e Pe. Leonel Franca (1931) para compreender os pressupostos do ensino laico e religioso no Brasil; Ghiraldelli Jr. (1990) e Mate (2002) para termos uma compreensão sobre o movimento da Escola Nova. Os pressupostos teórico-metodológico apoiou-se nas abordagens de uma Nova História Cultural, pensado por Michel de Certeau (2012) para pensar acerca do cotidiano e também do filósofo francês Michel Foucault (1979, 2009), a partir de suas proposições acerca da análise do discurso.
Abstract: This monograph aims to analyze the discourses about the Laic Education at the city of Campina Grande - PB, from the Instituto Pedagógico Campinense, founded in 1919 by the lieutenant Alfredo Dantas, thinking from the perspective of educational movement of Escola Nova. The documentation selected during this study consists of laws; magazines, as Revista Evolução (1931-1932), produced by the Instituto Pedagógico that circulated in the city between the years from 1931 and 1932, addressing, affairs of that everyday from the Instituto and from the city and newspaper, A União (1920), Brasil Novo (1931), Comércio de Campina (1932) and Evolução-Jornal (1934). In support of our discussions we dialogue with the following authors: Ramsés Silva (2006, 2012) about the denominational schools and process of secularization and secularization of public education; Ranquetat Jr. (2007) and Fr. Leonel Franca (1931) to understand the assumptions of secular and religious education in Brazil; Ghiraldelli Jr. (1990) and Mate (2002) to have an understanding of the movement of the Escola Nova. The theoretical and methodological assumptions relied on the approaches of a New Cultural History, thought by Michel de Certeau (2012) to think about the daily life and also the french philosopher Michel Foucault (1979, 2009) from his propositions about discourse analysis.
Keywords: Ensino laico
Instituto Pedagógico Campinense - 1930
Escola Nova
Discurso - ensino laico
Revista Evolução - 1931-1932
Jornal A União - Campina Grande - PB - 1920
Jornal Brasil Novo - Campina Grande - PB - 1931
Jornal Comércio de Campina - Campina Grande - PB - 1932
Jornal Evolução - Campina Grande - PB - 1934
História da educação campinense
Foto - Colégio Imaculada Conceição - Campina Grande - PB - 1930
Secular education
Campina Pedagogical Institute - 1930
New School
Speech - secular education
Evolution Magazine - 1931-1932
A União Newspaper - Campina Grande - PB - 1920
New Brazil Newspaper - Campina Grande - PB - 1931
Campina Commerce Newspaper - Campina Grande - PB - 1932
Evolution Newspaper - Campina Grande - PB - 1934
History of Campina education
Photo - Immaculate Conception School - Campina Grande - PB - 1930
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42043
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALISSON PINHEIRO COSTA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2015.pdfAlisson Pinheiro Costa. - TCC Lic. História CH 20154.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.