Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0628636568940542pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Pávula Maria Sales.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, P. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0030151487779727pt_BR
dc.contributor.referee2SOTO, Hélio Santana Garcia.-
dc.contributor.referee2IDSOTO, H. S. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4343629770484089pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo analisar os discursos sobre o Ensino Laico na cidade de Campina Grande - PB, a partir do Instituto Pedagógico Campinense, fundado em 1919, pelo Tenente Alfredo Dantas, pensando na perspectiva do movimento educacional da Escola Nova. A documentação selecionada no decorrer desta pesquisa consta de Leis; Periódicos, a exemplo da Revista Evolução (1931-1932), produzida pelo Instituto Pedagógico que circulou na cidade entre os anos de 1931 e 1932, abordando assuntos do cotidiano do referido Instituto e da cidade e Jornais, A União (1920), Brasil Novo (1931), Comércio de Campina (1932) e Evolução-Jornai (1934). Para fundamentar nossas discussões dialogamos com os seguintes autores: Ramsés Silva (2006, 2012), a respeito das escolas confessionais e o processo de secularização e laicização da instrução pública; Ranquetat Jr. (2007) e Pe. Leonel Franca (1931) para compreender os pressupostos do ensino laico e religioso no Brasil; Ghiraldelli Jr. (1990) e Mate (2002) para termos uma compreensão sobre o movimento da Escola Nova. Os pressupostos teórico-metodológico apoiou-se nas abordagens de uma Nova História Cultural, pensado por Michel de Certeau (2012) para pensar acerca do cotidiano e também do filósofo francês Michel Foucault (1979, 2009), a partir de suas proposições acerca da análise do discurso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.title“Sem cores políticas nem religiosas”: o ensino laico no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930).pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the discourses about the Laic Education at the city of Campina Grande - PB, from the Instituto Pedagógico Campinense, founded in 1919 by the lieutenant Alfredo Dantas, thinking from the perspective of educational movement of Escola Nova. The documentation selected during this study consists of laws; magazines, as Revista Evolução (1931-1932), produced by the Instituto Pedagógico that circulated in the city between the years from 1931 and 1932, addressing, affairs of that everyday from the Instituto and from the city and newspaper, A União (1920), Brasil Novo (1931), Comércio de Campina (1932) and Evolução-Jornal (1934). In support of our discussions we dialogue with the following authors: Ramsés Silva (2006, 2012) about the denominational schools and process of secularization and secularization of public education; Ranquetat Jr. (2007) and Fr. Leonel Franca (1931) to understand the assumptions of secular and religious education in Brazil; Ghiraldelli Jr. (1990) and Mate (2002) to have an understanding of the movement of the Escola Nova. The theoretical and methodological assumptions relied on the approaches of a New Cultural History, thought by Michel de Certeau (2012) to think about the daily life and also the french philosopher Michel Foucault (1979, 2009) from his propositions about discourse analysis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42043-
dc.date.accessioned2025-05-30T18:08:08Z-
dc.date.available2025-05-30-
dc.date.available2025-05-30T18:08:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino laicopt_BR
dc.subjectInstituto Pedagógico Campinense - 1930pt_BR
dc.subjectEscola Novapt_BR
dc.subjectDiscurso - ensino laicopt_BR
dc.subjectRevista Evolução - 1931-1932pt_BR
dc.subjectJornal A União - Campina Grande - PB - 1920pt_BR
dc.subjectJornal Brasil Novo - Campina Grande - PB - 1931pt_BR
dc.subjectJornal Comércio de Campina - Campina Grande - PB - 1932pt_BR
dc.subjectJornal Evolução - Campina Grande - PB - 1934pt_BR
dc.subjectHistória da educação campinensept_BR
dc.subjectFoto - Colégio Imaculada Conceição - Campina Grande - PB - 1930pt_BR
dc.subjectSecular educationpt_BR
dc.subjectCampina Pedagogical Institute - 1930pt_BR
dc.subjectNew Schoolpt_BR
dc.subjectSpeech - secular educationpt_BR
dc.subjectEvolution Magazine - 1931-1932pt_BR
dc.subjectA União Newspaper - Campina Grande - PB - 1920pt_BR
dc.subjectNew Brazil Newspaper - Campina Grande - PB - 1931pt_BR
dc.subjectCampina Commerce Newspaper - Campina Grande - PB - 1932pt_BR
dc.subjectEvolution Newspaper - Campina Grande - PB - 1934pt_BR
dc.subjectHistory of Campina educationpt_BR
dc.subjectPhoto - Immaculate Conception School - Campina Grande - PB - 1930pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Alisson Pinheiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Without political or religious colors”: secular education at the Instituto Pedagógico Campinense (1930s).pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Alisson Pinheiro. “Sem cores políticas nem religiosas”: o ensino laico no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930). 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42043pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALISSON PINHEIRO COSTA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2015.pdfAlisson Pinheiro Costa. - TCC Lic. História CH 20154.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.