Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41554
Title: A educação ambiental no ensino de Química: uma proposta didática baseada em Peer Instruction.
Other Titles: Environmental education in Chemistry teaching: a didactic proposal based on Peer Instruction.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Dayane Viana.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PINHEIRO, Carlos Davidson.
Keywords: Ensino de química;Metodologia Peer Instrution;Química e meio ambiente;Proposta didática;Instrução entre pares;Educação ambiental - química;Teaching chemistry;Metodologia Peer Instrution;Chemistry and environment;Didactic proposal;Peer instruction;Environmental education - chemistry
Issue Date: 29-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Dayane Viana. A educação ambiental no ensino de Química: uma proposta didática baseada em Peer Instruction. 2024. 32f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de conclusão de curso propõe um roteiro de aprendizagem baseado na metodologia Peer Instruction (PI), com ênfase na educação ambiental no ensino de química, abordando o tema da problemática da camada de ozônio. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa com o objetivo de fornecer um material para professores que possam trabalhar a autonomia, criatividade e protagonismo do aluno, sendo um facilitador pedagógico no processo de ensino. A proposta didática segue um fluxograma que inicia com indicação de leitura, usando a metodologia de sala de aula invertida, e para explanação do tema foi elaborado vídeo-aula e em seguida elaboração de questionário com links disponibilizados para acesso em plataforma online, bem como planos de aulas, para que professores tenham uma orientação ou possam adaptar para trabalhar outros assuntos, seguindo uma organização. Foi possível identificar que a Peer Instruction pode ser utilizada com outras metodologias, possibilitando uma avaliação formativa, e implantando a conscientização ambiental diante o tema abordado.
Abstract: This course conclusion proposes a learning script based on the Peer Instruction (PI) methodology, with an emphasis on environmental education in chemistry teaching, addressing the issue of the ozone layer problem. This is a descriptive estudy with a qualitative approach with the protagonism, being a pedagogical facilitador in the teaching process. The didactic proposal follows a flowchart that begins with an indication of reading, using the inverted classrom methodology, and to explain the topic, a video lesson was created, followed by a questionnaire with links available for access on an online platform, as well as lesson plans, so that teachers have guidance or can adapt to work on other subjects, following an organization. It was possible to identify that Peer Instruction can be used with other methodologies, enabling formative assessment and environmental awareness of the subject.
Keywords: Ensino de química
Metodologia Peer Instrution
Química e meio ambiente
Proposta didática
Instrução entre pares
Educação ambiental - química
Teaching chemistry
Metodologia Peer Instrution
Chemistry and environment
Didactic proposal
Peer instruction
Environmental education - chemistry
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41554
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE VIANA ALVES. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2024.pdfDayane Viana Alves. Monografia Química. CFP 2024.686.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.