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Title: Educação ambiental popular como estratégias de convivência com o semiárido: uma proposta formativa para a Comunidade do Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB.
Other Titles: Popular environmental education as strategies for coexisting with the semi-arid region: a training proposal for the Community of Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Maria José Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENTINO, Hugo da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARROS, José Deomar de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACHADO, Myller Gomes.
Keywords: Educação ambiental popular;Meio ambiente;Convivência com o semiárido;Semiárido;Nordeste - Brasil;Popular environmental education;Environment;Living with the semi-arid region;Semi-arid;Northeast - Brazil
Issue Date: 31-Oct-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Maria José Soares de. Educação ambiental popular como estratégias de convivência com o semiárido: uma proposta formativa para a Comunidade do Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB. 2019. 30f. Artigo (Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento no Semiárido) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivou-se nessa pesquisa analisar a contribuição de práticas de educação ambiental popular na desconstrução de representações sociais do Semiárido. O estudo foi realizado no ano de 2019 com cinco crianças de 7 a 13 anos de idade de uma comunidade do Sitio Angico Torto, Santana de Mangueira – PB, através de uma abordagem quali-quantitativa com ênfase no estudo de caso, em três momentos: I diagnóstico (Pré-teste), II intervenção, III avaliação (Pós-teste). Os resultados indicaram que no pré-teste as crianças fizeram relação de meio ambiente e Semiárido à aspectos relacionados à natureza e à clima, já no pós-teste estes conceitos migraram para lugar de possibilidade e lugar para viver. As crianças alcançaram um progresso conceitual sobre aspectos da própria realidade, no entanto, ainda possuem uma visão limitada da realidade em que vivem.
???metadata.dc.description.resumen???: Objetivó-se en esta investigación analizar la contribución de prácticas de educación ambiental popular en la desconstrucción de representaciones sociales en el semiárido. El estudio fue realizado en el año de 2019 con cinco niños de 7 a 13 años de edad de una comunidad del Angico Torto, Santana de Mangueira- PB, través de una abordaje cuali-cuantitativa con énfasis en estudio de caso, en tres momentos: I diagnostico (pre- teste), II intervención, III evaluación (pos-teste). Los resultados indicaron que no pre-teste los niños hicieran relación del medio ambiente y semiárido a los aspectos relacionados a la naturaleza y al clima, ya el pos-teste estos conceptos migraron para lugar de posibilidades e lugar para vivir. Los niños alcanzaran un progreso conceptual sobre aspectos de la propia realidad, sin embargo, además posen una visión limitada de la realidad en que viven.
Keywords: Educação ambiental popular
Meio ambiente
Convivência com o semiárido
Semiárido
Nordeste - Brasil
Popular environmental education
Environment
Living with the semi-arid region
Semi-arid
Northeast - Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meio Ambiente.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41552
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