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dc.creator.IDLIMA, M. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988263151912005pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENTINO, Hugo da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDFLORENTINO, H. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6583258182459011pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, José Deomar de Souza.-
dc.contributor.referee2MACHADO, Myller Gomes.-
dc.description.resumoObjetivou-se nessa pesquisa analisar a contribuição de práticas de educação ambiental popular na desconstrução de representações sociais do Semiárido. O estudo foi realizado no ano de 2019 com cinco crianças de 7 a 13 anos de idade de uma comunidade do Sitio Angico Torto, Santana de Mangueira – PB, através de uma abordagem quali-quantitativa com ênfase no estudo de caso, em três momentos: I diagnóstico (Pré-teste), II intervenção, III avaliação (Pós-teste). Os resultados indicaram que no pré-teste as crianças fizeram relação de meio ambiente e Semiárido à aspectos relacionados à natureza e à clima, já no pós-teste estes conceitos migraram para lugar de possibilidade e lugar para viver. As crianças alcançaram um progresso conceitual sobre aspectos da própria realidade, no entanto, ainda possuem uma visão limitada da realidade em que vivem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMeio Ambiente.pt_BR
dc.titleEducação ambiental popular como estratégias de convivência com o semiárido: uma proposta formativa para a Comunidade do Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB.pt_BR
dc.date.issued2019-10-31-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41552-
dc.date.accessioned2025-04-08T14:25:52Z-
dc.date.available2025-04-08-
dc.date.available2025-04-08T14:25:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambiental popularpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subjectNordeste - Brasilpt_BR
dc.subjectPopular environmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectLiving with the semi-arid regionpt_BR
dc.subjectSemi-aridpt_BR
dc.subjectNortheast - Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Maria José Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePopular environmental education as strategies for coexisting with the semi-arid region: a training proposal for the Community of Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Maria José Soares de. Educação ambiental popular como estratégias de convivência com o semiárido: uma proposta formativa para a Comunidade do Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB. 2019. 30f. Artigo (Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento no Semiárido) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
dc.description.resumenObjetivó-se en esta investigación analizar la contribución de prácticas de educación ambiental popular en la desconstrucción de representaciones sociales en el semiárido. El estudio fue realizado en el año de 2019 con cinco niños de 7 a 13 años de edad de una comunidad del Angico Torto, Santana de Mangueira- PB, través de una abordaje cuali-cuantitativa con énfasis en estudio de caso, en tres momentos: I diagnostico (pre- teste), II intervención, III evaluación (pos-teste). Los resultados indicaron que no pre-teste los niños hicieran relación del medio ambiente y semiárido a los aspectos relacionados a la naturaleza y al clima, ya el pos-teste estos conceptos migraron para lugar de posibilidades e lugar para vivir. Los niños alcanzaran un progreso conceptual sobre aspectos de la propia realidad, sin embargo, además posen una visión limitada de la realidad en que viven.pt_BR
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MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO. CFP 2019.pdfMaria José Soares de Lima. Artigo Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido. CFP 2019. 1.06 MBAdobe PDFView/Open


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