Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41532
Title: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuições para a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular.
Other Titles: Specialized Educational Assistance (AEE) contributes to the inclusion of children with disabilities in regular education.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Warla Vanessa Pereira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA , Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , Erica Dantas da.
Keywords: Educação inclusiva;Atendimento Educacional Especializado;Planejamento educacional;Ensino regular;Inclusive education;Specialized Educational Assistance;Educational planning;Regular education
Issue Date: 26-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Warla Vanessa Pereira dos. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuições para a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda as contribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para à inclusão de crianças com deficiência no ensino regular, considerando os desafios enfrentados, os recursos disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), assim como a formação do docente. A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar a importância do Atendimento Educacional Especializado - AEE para à inclusão dos alunos com deficiência na escola. Para o cumprimento desse objetivo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Analisar a percepção dos professores sobre a eficácia do AEE na promoção da inclusão de alunos com deficiência, identificar os desafios encontrados na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM e averiguar o impacto do AEE na inclusão e desenvolvimento acadêmico dos alunos com deficiência. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, realizadas com docentes de uma escola pública do município de Sousa - PB, que possui a sala de atendimentos educacionais. Os resultados mostram que o Atendimento Educacional Especializado é essencial para a inclusão das crianças com deficiência, pois contribui para o desenvolvimento social e acadêmico dessa população. A falta de recursos materiais e pedagógicos, o aumento da demanda de crianças para ser atendidas pelo profissional do AEE, bem como a falta de reconhecimento profissional são alguns dos desafios que restringem o melhor funcionamento e atendimento dos profissionais que atuam nesse espaço que funciona dentro da escola.
Abstract: This work addresses the contributions of Specialized Educational Assistance (SEA) to the inclusion of children with disabilities in regular education, considering the challenges faced, the resources available in Multifunctional Resource Rooms (MRR), as well as teacher training. The general objective of the research was: to investigate the importance of Specialized Educational Assistance (SEA) for the inclusion of students with disabilities in school. To achieve this goal, the following specific objectives were outlined: to analyze teachers' perceptions of the effectiveness of SEA in promoting the inclusion of students with disabilities, to identify the challenges encountered in the Multifunctional Resource Room (MRR), and to assess the impact of SEA on the inclusion and academic development of students with disabilities. The methodology applied was qualitative, with semi-structured interviews conducted with teachers from a public school in the municipality of Sousa - PB, which has a specialized educational assistance room. The results show that Specialized Educational Assistance is essential for the inclusion of children with disabilities, as it contributes to their social and academic development. The lack of material and pedagogical resources, the increasing demand for children to be attended by SEA professionals, as well as the lack of professional recognition, are some of the challenges that hinder the better functioning and service provision of professionals working in this space within the school.
Keywords: Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado
Planejamento educacional
Ensino regular
Inclusive education
Specialized Educational Assistance
Educational planning
Regular education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41532
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WARLA VANESSA PEREIRA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfWarla Vanessa Pereira dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2024.570.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.