Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7118542897665629pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Thalyta de Paula Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Thalyta de Paula Pereira.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4172315335639509pt_BR
dc.contributor.referee1SALES NETO, Francisco Firmino.-
dc.contributor.referee2ASSIS, Roberto Ramon Queiroz de.-
dc.description.resumoNo cotidiano sertanejo, as senhoras benzedeiras estão presentes por meio de seus ramos, terços, santos e orações católicas, cuja busca é curar enfermidades populares, como “mau-olhado”, “quebranto”, “espinhela-caída”, “ventre-virado”, “peito aberto”, dentre outros. Assim, na percepção que são importantes sujeitas da História brasileira e sertaneja, auxiliando de forma gratuita quem as procura, esta pesquisa objetivou historicizar as práticas e memórias das rezadeiras do município de Cajazeiras – PB, na contemporaneidade. Este estudo transpassa questões de gênero, compreendendo a gênese destes saberes no Brasil-Colonial e a maneira como estes sofreram e sofrem por opressões violentas, mesmo que simbólicas por parte da Igreja Católica e da medicina institucionalizada. Utilizou-se como metodologia a História Oral, na ótica de Alberti (2005), para realizar 04 (quatro) entrevistas com mulheres rezadeiras na zona urbana e rural do município, a fim de abarcar as possíveis divergências que existem no ritual de benzeção entre as duas localidades. Em diálogo com Quintana (1999), Oliveira (1985) e Assis (2022), compreende-se que as rezadeiras cajazeirenses são singulares em suas práticas e na forma como se perceberam enquanto agentes de cura, dialogam com saberes ancestrais e femininos, delimitam muito bem seu espaço de atuação. Revela-se, ainda, uma possível preocupação com a constatação da não propagação das rezas, o que pode culminar na supressão deste importante contingente da História das Mulheres no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.title“As feiticeiras do sertão”: das artes de cura e das vivências das rezadeiras no município de Cajazeiras - PB na contemporaneidade.pt_BR
dc.date.issued2024-11-21-
dc.description.abstractIn Sertão’s daily life, women known as "rezadeiras" play a significant role through their use of branches, rosaries, saints, and Catholic prayers, aimed at curing common popular illnesses such as the "mau-olhado", "quebranto", "espinhela-caída", "ventre-virado", and "peito aberto". Recognizing them as crucial figures in Brazilian and Sertão’s history, who offer assistance to those in need without charge, this research seeks to historicize the practices and memories of the “rezadeiras” in the city of Cajazeiras – PB, in contemporary times. This study addresses gender issues, exploring the origins of this knowledge in Colonial Brazil and the ways in which it has been and continues to be subjected to various forms of oppression, including symbolic violence from the Catholic Church and institutionalized medicine. Oral History as the methodological framework was employed, in accordance with Alberti (2005), to conduct four interviews with benzedeiras in both urban and rural settings of the city. This approach aimed to capture the possible differences in the rituals between these locations. Dialoguing with the works of Quintana (1999), Oliveira (1985), and Assis (2022), it becomes evident that the “rezadeiras” from Cajazeiras are distinctive in their practices and in their self-perception as agents of healing, drawing upon ancestral and feminine knowledge, and clearly delineating their areas of operation. Moreover, there is an expressed concern regarding the diminishing transmission of these healing prayers, which could lead to the erasure of this significant aspect of women's history in Brazil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41511-
dc.date.accessioned2025-04-07T14:35:56Z-
dc.date.available2025-04-07-
dc.date.available2025-04-07T14:35:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectReligiosidade popular - Cajazeiras - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectRezadeiraspt_BR
dc.subjectSaberes femininospt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectPopular religiosity - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectPrayerspt_BR
dc.subjectFeminine knowledgept_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Mariana Palácio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“The witches of the backlands”: healing arts and the experiences of prayer women in the municipality of Cajazeiras - PB in contemporary times.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Mariana Palácio de. “As feiticeiras do sertão”: das artes de cura e das vivências das rezadeiras no município de Cajazeiras - PB na contemporaneidade. 2024. 116f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA PALÁCIO DE MELO. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdfMariana Palácio de Melo. Monografia História. CFP 2024. 1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.