Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41484
Title: | Educação patrimonial: uma análise das ações desenvolvidas na Escola Municipal Professora Lourdes Costa em Icó. |
Other Titles: | Heritage education: an analysis of the actions developed at the Professora Lourdes Costa Municipal School in Icó. |
???metadata.dc.creator???: | CRUZ, Glearleton Pereira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Israel Soares de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BEZERRA, Cícera Patrícia Alcântara. |
Keywords: | Educação patrimonial;Patrimônio público;Educação - Icó - Município - Ceará;Escola Lourdes Costa - Icó - Município - Ceará;Prática de ensino - educação patrimonial;Heritage education;Public heritage;Education - Icó - Municipality - Ceará;Lourdes Costa School - Icó - Municipality - Ceara;Teaching practice - heritage education |
Issue Date: | 14-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CRUZ, Glearleton Pereira. Educação patrimonial: uma análise das ações desenvolvidas na Escola Municipal Professora Lourdes Costa em Icó. 2024. 91f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O projeto de pesquisa consiste na análise das ações voltadas à educação patrimonial na Escola Municipal Professora Lourdes Costa, em Icó, no estado do Ceará. Buscaremos analisar os conteúdos programáticos e as metodologias que estão sendo empregadas sobre o tema na citada escola. O objetivo consiste em compreender o que está sendo desenvolvido e de que maneira isso está sendo feito; bem como a realização de uma análise sobre os materiais pedagógicos que estão sendo empregados para a Educação Patrimonial. Utilizaremos importantes autores como: Silva, (2000) que conceitua o que é patrimônio; Amaral, (2018) que aborda a decolonialidade sobre o patrimônio; (Pelegrine; Funari, 2008) que conceituam o patrimônio imaterial; Le Goff (1990) e Nora (1993) que abordam a temática da memória; Guimarães (2008) e Picoli (2013) que trabalham com lugares de memória; (Clerot; Rampim, 2014) que discutem o conceito e a importância da educação patrimonial, na perspectiva da (CEDUC); e (Horta; Grunberg; Monteiro, 1999) o clássico da educação patrimonial. Problematizaremos as fontes primárias e secundárias e faremos uso da oralidade como fonte. Buscaremos o contato com a escola e com os professores, dessa forma poderemos concluir quais ações eles têm desenvolvido no ambiente escolar sobre a temática da educação patrimonial. |
Abstract: | The research project consists of the analysis of actions aimed at heritage education at the Municipal School Professor Lourdes Costa, in Icó, in the state of Ceará. We will seek to analyze the programmatic contents and the methodologies that are being employed on the topic at the mentioned school. The objective consists of understanding what is being developed and how this is being done; as well as the realization of an analysis of the pedagogical materials that are being employed for Heritage Education. We will use important authors such as: Silva (2000), who conceptualizes what heritage is; Amaral (2018), who addresses decoloniality about heritage; (PELEGRINE; FUNARI, 2008), who conceptualize intangible heritage; Le Goff (1990) and Nora (1993), who address the theme of memory; Guimarães (2008) and Picoli (2013), who work with places of memory; (CLEROT; RAMPIM, 2014), who discuss the concept and importance of heritage education from the perspective of (CEDUC); and (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999), the classic of heritage education. We will problematize primary and secondary sources and will make use of orality as a source. We will seek contact with the school and the teachers, in this way we will be able to conclude what actions they have developed in the school environment on the topic of heritage education. |
Keywords: | Educação patrimonial Patrimônio público Educação - Icó - Município - Ceará Escola Lourdes Costa - Icó - Município - Ceará Prática de ensino - educação patrimonial Heritage education Public heritage Education - Icó - Municipality - Ceará Lourdes Costa School - Icó - Municipality - Ceara Teaching practice - heritage education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41484 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLEARLETON PEREIRA CRUZ. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 204.pdf | Glearleton Pereira Cruz. Monografia História. CFP 2024. | 6.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.