Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, T. R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8428794122389751pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDANTIAGO, Stella M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA , Ane Cristine Herminio.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Simone Joaquim.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem  por foco investigar o papel da gestão escolar no processo de inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição/PB, cujo objetivo geral é analisar como gestoras destas escolas atuam no processo de inclusão de crianças com deficiência. Quanto à metodologia de estudo escolhida, optou-se pela pesquisa de campo. A análise da pesquisa organizou os dados obtidos nas entrevistas em forma de quadro, realizando, em seguida, a análise e discussão dos resultados, de acordo com a abordagem qualitativa. No primeiro capítulo, é abordado o tema da gestão escolar, destacando as funções, responsabilidades e desafios enfrentados pelos gestores na administração de instituições educacionais. O segundo capítulo foca na educação inclusiva, apresentando os princípios, as políticas públicas e as práticas pedagógicas voltadas para garantir a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. Por fim, o terceiro capítulo traz a análise dos dados coletados por meio de entrevista episódica aplicada às gestoras das escolas públicas municipais de Conceição/PB, buscando compreender suas percepções e práticas no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. O estudo contribui para a compreensão dos desafios e avanços no campo da gestão educacional inclusiva, destacando o papel das gestoras na promoção de um ambiente escolar mais acessível e equitativo. Por fim, o estudo traz como conclusão a necessidade de maior formação, conhecimento, atuação das gestoras escolares no que se refere a inclusão de crianças com  deficiência, como ainda aponta uma fragilidade por parte da gestão educacional do município no que se refere aos serviços e práticas para promover a inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO papel da gestão escolar na inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição – PB.pt_BR
dc.date.issued2024-11-04-
dc.description.abstractThis study focuses on investigating the role of school management in the process of inclusion of children with disabilities, since it is a fundamental part of educational development. Thus, the study has the general objective of analyzing how managers of municipal schools in the city of Conceição act in the process of inclusion of children with disabilities. As for the chosen study methodology, a bibliographic research type was chosen. In addition to the bibliographic research, which is so necessary for the development of any study, field research was also chosen. The research analysis organized the data obtained in the interviews in the form of a table, and then carried out the analysis and discussion of the results, according to the qualitative approach. The first chapter addresses the topic of school management, highlighting the functions, responsibilities and challenges faced by managers in the administration of educational institutions. The second chapter focuses on inclusive education, presenting the principles, public policies and pedagogical practices aimed at ensuring the inclusion of students with disabilities in regular schools. Finally, the third chapter presents the analysis of data collected through interviews and questionnaires administered to school administrators in Conceição, seeking to understand their perceptions and practices regarding the inclusion of children with disabilities. The study contributes to the understanding of the challenges and advances in the field of inclusive educational management, highlighting the role of administrators in promoting a more accessible and equitable school environment. Finally, the study concludes that school administrators need to be better trained, knowledgeable, and involved in the inclusion of children with disabilities, and alsopoints to weaknesses in the city's educational management regarding services and practices to promote inclusion. Keywords: School management; educational inclusion; person with disabilities; school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41481-
dc.date.accessioned2025-04-04T12:38:42Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.available2025-04-04T12:38:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Conceição -Município- Paraíbapt_BR
dc.subjectEducação - crianças deficientespt_BR
dc.subjectGestão educacional inclusivapt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectInclusive education - Conceição - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducation - disabled childrenpt_BR
dc.subjectInclusive educational managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA , Terezinha Raquel Ribeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of school management in the inclusion of children with disabilities in municipal public schools in Conceição - PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Terezinha Raquel Ribeiro. O papel da gestão escolar na inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição – PB. 2024. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEREZINHA RAQUEL RIBEIRO VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfTerezinha Raquel Ribeiro Vieira. Monografia Pedagogia. CFP 2024.2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.