Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41297
Title: Estágio Supervisionado em Química: um estudo comparativo do ensino remoto com o presencial.
Other Titles: Supervised Internship in Chemistry: a comparative study of remote and in-person teaching.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Valéria da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Everton Vieira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PINHEIRO, Carlos Davidson.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Darlei Gutierrez Dantas Bernardo.
Keywords: Formação docente;Estágio supervisionado;Química - Ensino;Metodologias ativas;Tecnologia em educação;Ensino remoto;Pandemia;Teacher training;Supervised internship;Chemistry - Teaching;Active methodologies;Technology in education;Remote teaching;Pandemic
Issue Date: 14-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Valéria da Silva. Estágio Supervisionado em Química: um estudo comparativo de ensino remoto com o presencial. 2021. 30f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O Estagio Supervisionado é uma fase muito importante para o licenciando, pois é nessa hora que o futuro docente vai ter o seu primeiro contato com a sala de aula e com o cotidiano escolar, além disso, o discente terá a oportunidade de colocar em prática aquilo que se foi estudado na formação docente. Devido a pandemia em que o mundo foi acometido, do COVID 19, o distanciamento social se tornou imprescindível. Com isso as escolas e universidades precisaram se adaptar a esse novo normal, adotando-se o ensino remoto e dessa forma o Estagio Supervisionado que antes era presencial, também seguiu essa premissa. Esta pesquisa busca realizar um comparativo entre o Estagio Supervisionado presencial e remoto, analisando as perspectivas iniciais dos estagiários, bem como o ponto de vista após a conclusão. Para isso, foi realizado uma pesquisa exploratória, com a aplicação de dois questionários, com perguntas subjetivas e objetivas, onde o primeiro questionário foi aplicado antes de se iniciar o estágio, buscando entender as perspectivas dos estagiários em relação a nova modalidade, já o segundo foi aplicado pós estagio, analisando assim as constatações dessa nova experiência. Foi usado a plataforma Google Formulários, tendo como público-alvo os discentes do curso de Licenciatura em Química da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), campus Cajazeiras, justificando-se pelo fato dos mesmos já terem desenvolvido o Estágio I presencialmente e que realizaram o Estágio Supervisionado II de forma remota. Os dados coletados foram analisados quanti-qualitativamente, através de tabelas e quadros. No contexto da pesquisa, foi constatado que para os estagiários, essa nova modalidade trouxe muitas inseguranças a respeito do processo de ensino-aprendizagem dos discentes da educação básica, tendo em vista que houve considerável redução da interação entre professor e aluno, como também entre os próprios discentes em sala de aula. Foi observado também algumas dificuldades enfrentadas pelos estagiários, como é o caso da elaboração de recursos metodológicos para um melhor envolvimento dos discentes, o planejamento de aula mais dinâmicas, a adaptação das tecnologias digitais, entre outras. Em contrapartida, a experiência inovadora foi muito significativa para os estagiários, pois tiveram a oportunidade de aprender a como agir em situações desafiadoras, como o ensino remoto e o ato de planejar aulas de química com múltiplas metodologias, não se limitando ao tradicionalismo.
Abstract: The Supervised Internship is a very important phase for the licentiate, as it is in this time that the future teacher will have his first contact with the classroom and with the school routine, in addition, the student will have the opportunity to put that into practice which has been studied in teacher training. Due to the pandemic in which the world was affected, from COVID 19, social distancing became essential. With that the schools and universities needed to adapt to this new normal, adopting teaching remote and this the Supervised Internship, which was previously in person, also followed that premise. This research seeks to compare the Internship Supervised in person and remotely, analyzing the interns’ initial perspectives, as well as the point of view upon completion. For this, a survey was carried out exploratory, with the application of two questionnaires, with subjective and objective questions, where the first questionnaire was applied before starting the internship, seeking to understand the perspectives of the interns in relation to the new modality, the second was applied post internship, this analyzing the findings of this new experience was used to Google Forms platform, targeting students of the degree in Chemistry from UFCG (Federal University of Campina Grande), campus Cajazeiras, justified by the fact that they have already developed Stage I in person and who performed the Supervised Internship II remotely. The data collected were analyzed quantitatively and qualitatively through tables and charts. At the context of the research, it was found that for the interns, this new modality brought many insecurities about the teaching-learning process of students at basic education, given that there was a considerable reduction in the interaction between teacher and student, as well as among the students themselves in the classroom. Was also observed some difficulties faced by the interns, such as the elaboration of methodological resources for a better involvement of students, the more dynamic lesson planning, the adaptation of digital technologies, among others. On the other hand, the innovative experience was very significant for the interns, as had the opportunity to learn how to act in challenging situations, such as teaching remote and the act of planning chemistry classes with multiple methodologies, not limited to traditionalism.
Keywords: Formação docente
Estágio supervisionado
Química - Ensino
Metodologias ativas
Tecnologia em educação
Ensino remoto
Pandemia
Teacher training
Supervised internship
Chemistry - Teaching
Active methodologies
Technology in education
Remote teaching
Pandemic
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41297
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALÉRIA DA SILVA FERREIRA. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2021.pdfValéria da silva Ferreira. Monografia Química. CFP 2021.399.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.