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dc.creator.IDPEREIRA, J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109103008987572pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, Stella M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Simone Joaquim.-
dc.description.resumoO tema deste estudo, A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma escola pública municipal de Cajazeiras/PB, surge das minhas vivências profissionais trabalhando com Políticas Públicas na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, mais especificamente, no departamento da Gerência Municipal da Igualdade Racial do município de Cajazeiras-PB, no qual estou atualmente como Diretor de Gerência Municipal da Igualdade Racial, de onde me questiono todos os dias, é possível uma educação sem racismo? O presente estudo tem como objetivo central analisar se há a compreensão do racismo no ambiente escolar desde a educação infantil, por parte de uma educadora deste recorte educacional, de uma escola municipal de Cajazeiras/PB, e se há a compreensão da necessidade de agir educacionalmente a partir de práticas antirracistas. O estudo foi realizado na Escola Pública Municipal do município de Cajazeiras/PB. Com a finalidade de abranger todos os objetivos propostos no estudo, definiu-se realizar o estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa e mediada pela metodologia científica de estudo de campo, guiada pelo instrumento de coleta de dados do tipo questionário, com seis questões. A análise e a discussão dos dados aqui apresentados visam promover uma reflexão crítica acerca do tema e provocar um olhar formativo por parte das esferas governamentais, quanto aos seus profissionais da educação, em especial, professores/as, da educação infantil, como ambiente base de formação cidadã.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma Escola Pública Municipal de Cajazeiras/PB.pt_BR
dc.date.issued2024-11-
dc.description.abstractThe subject of this study, The understanding of racism and anti-racist practices by a kindergarten teacher in a municipal public school in Cajazeiras/PB, arises from my professional experiences working with Public Policies in the Secretariat of Public Policies for Women, more specifically, in the department of Municipal Management of Racial Equality in the municipality of Cajazeiras- PB, where I am currently Director of Municipal Management of Racial Equality, from where I ask myself every day, is it possible to have an education without racism? The central objective of this study is to analyze whether there is an understanding of racism in the school environment from early childhood education onwards, on the part of an educator from this educational sector, from a municipal school in Cajazeiras/PB, and whether there is an understanding of the need to act educationally based on anti-racist practices. The study was carried out at a municipal public school in the municipality of Cajazeiras/PB. In order to cover all the objectives proposed in the study, it was decided to carry out a descriptive study with a qualitative approach and mediated by the scientific methodology of a field study, guided by a questionnaire-type data collection instrument with six questions. The analysis and discussion of the data presented here aims to promote a critical reflection on the subject and provoke a formative look on the part of the government at its education professionals, especially early childhood education teachers, as the basic environment for citizen training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41288-
dc.date.accessioned2025-03-25T13:04:07Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2025-03-25T13:04:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectCompreensão do racismopt_BR
dc.subjectEducadora - Práticas antirracistaspt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectEducação infantil - Cajazeiras - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectDiscriminação Étnico - racialpt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subjectUnderstanding racismpt_BR
dc.subjectEducator - Anti-racist practicespt_BR
dc.subjectCitizenship trainingpt_BR
dc.subjectEarly childhood education - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectEthnic-racial discriminationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA , Jusciê Alves-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe understanding of racism and anti-racist practices by an early childhood educator at a Municipal Public School in Cajazeiras/PB.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Jusciê Alves. A compreensão do racismo e de práticas antirracistas por uma educadora da educação infantil de uma Escola Pública Municipal de Cajazeiras/PB. 2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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