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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41286
Title: | Contribuições das brincadeiras para a aprendizagem dos educandos na educação infantil. |
Other Titles: | Contributions of games to students' learning in early childhood education. |
???metadata.dc.creator???: | BATISTA, Josefa Jocely. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PEREIRA , Zildene Francisca. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAÚJO , Edinaura Almeida de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FEITOSA, Belijane Marques. |
Keywords: | Educação infantil;Jogos;Brincadeiras;Práticas pedagógicas;Atividades lúdicas;Early childhood education;Games;Jokes;Pedagogical practices;Playful activities |
Issue Date: | 12-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BATISTA, Josefa Jocely. Contribuições das brincadeiras para a aprendizagem dos educandos na educação infantil. 2024. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nesse estudo, acerca das contribuições das brincadeiras para a aprendizagem dos educandos na Educação Infantil, partimos do seguinte problema de pesquisa: Como educadoras avaliam o desenvolvimento dos seus educandos, por meios das brincadeiras propostas em sala de aula? Desse modo, tivemos como objetivo geral: Analisar as contribuições das brincadeiras para a aprendizagem dos educandos, a partir da perspectiva de professoras da Educação Infantil. Nos objetivos específicos temos: compreender a utilização das brincadeiras, em sala de aula, enquanto propulsora de aprendizagem; refletir as percepções das professoras acerca da utilização de atividades lúdicas para o processo de ensino e aprendizagem; conhecer o processo de desenvolvimento infantil, a partir das atividades lúdicas propostas em sala de aula. No referencial teórico trabalhamos com os seguintes autores: Evangelista (2018), Melo (2016), Kishimoto (1994-2003), dentre outros que possibilitaram uma melhor compreensão acerca da utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula. No que tange ao percurso metodológico optamos por uma pesquisa qualitativa sendo realizada mediante a uma entrevista semiestruturada com seis questões com a participação de três professores de duas escolas municipais da cidade de Triunfo-PB. Realizamos a análise de dados através da análise do conteúdo na modalidade temática. Sendo assim, compreendemos que a docência na Educação Infantil adota os jogos e as brincadeiras nas atividades realizadas em sala de aula com a finalidade de desenvolver as habilidades e as competências, no quais são necessárias e essenciais para a vida cotidiana das crianças, principalmente as que constroem a aprendizagem de maneira mais qualitativa, saudável e de maneira responsável. Por fim, entendemos que as professoras compreendem a importância da utilização dos jogos e brincadeiras em seu trabalho, fazendo com que esses sejam desenvolvidos para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das crianças e que os jogos e brincadeiras são de suma importância para se trabalhar, também, na graduação de Pedagogia para favorecer a formação dos futuros profissionais para trabalhar na educação básica. |
Abstract: | In this study, regarding the contributions of games to the learning of students in Early Childhood Education, we start from the following research problem: How do educators evaluate the development of their students, through the games proposed in the classroom? Thus, our general objective was to: Analyze the contributions of games to students' learning, from the perspective of Early Childhood Education teachers. The specific objectives include: understanding the use of games in the classroom as a driver of learning; reflect teachers' perceptions about the use of playful activities for the teaching and learning process; learn about the process of child development, based on the playful activities proposed in the classroom. In the theoretical framework, we worked with the following authors: Evangelista (2018), Melo (2016), Kishimoto (1994-2003), among others who enabled a better understanding of the use of games and games in the classroom. Regarding the methodological approach, we opted for a qualitative research carried out through a semistructured interview with six questions with the participation of three teachers from two municipal schools in the city of Triunfo-PB. We perform data analysis through content analysis in the thematic modality. Therefore, we understand that teaching in Early Childhood Education adopts games and games in activities carried out in the classroom with the purpose of developing skills and competencies, which are necessary and essential for the daily lives of children, especially those who build learning in a more qualitative, healthy and responsible way. Finally, we understand that teachers understand the importance of using games and games in their work, ensuring that they are developed for better learning and development of children and that games and games are of paramount importance in working, too, in the Pedagogy degree to promote the training of future professionals to work in basic education. |
Keywords: | Educação infantil Jogos Brincadeiras Práticas pedagógicas Atividades lúdicas Early childhood education Games Jokes Pedagogical practices Playful activities |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41286 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
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