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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41282
Title: | A avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos anos iniciais do ensino fundamental. |
Other Titles: | Assessment of learning of children with disabilities in the early years of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | RODRIGUES, Ingrid Batista Lima. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA , Érica Dantas da. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Educação inclusiva;Sala de aula - Criança com deficiência;Educação inclusiva - desenvolvimento infantil;Learning Assessment;Inclusive education;Classroom - Child with disabilities;Inclusive education - child development |
Issue Date: | 14-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RODRIGUES, Ingrid Batista Lima. A avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Ao longo dos anos o modo com que se avalia passou por diversas mudanças. Hoje compreendemos que a avaliação da aprendizagem nas escolas não é mais considerada um instrumento punitivo para os estudantes, e sim uma maneira de avaliar o desenvolvimento e a evolução desses alunos na sala de aula. Ampliando essa discussão para a Educação Inclusiva, esse debate se torna necessário, pois muitos professores ainda não sabem como avaliar o desenvolvimento do estudante com deficiências. Nesse sentido, o presente trabalho tem como eixos de estudo a Educação Inclusiva e Avaliação da Aprendizagem. A fim de sanar alguns questionamentos que surgiam foi elaborado uma pergunta que norteia este estudo e apresenta-se em: como ocorre a avaliação da aprendizagem das crianças com deficiências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral do trabalho foi: investigar como as crianças com deficiências estão sendo avaliadas pelos professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos foram pensados os seguintes: Verificar se o Plano de Educacional Individualizado (PEI) está sendo utilizado para avaliar o desenvolvimento das crianças com deficiências; identificar se há diferenciação na aprendizagem das crianças com deficiências em relação as crianças sem deficiências; analisar se as crianças com deficiências estão conseguindo se desenvolver a partir da avaliação da aprendizagem propiciado pelo professor (a). O método escolhido para nortear a pesquisa foi abordagem qualitativa, de campo, descritiva, estabelecendo assim, como o procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Por fim, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental situada na cidade de Cajazeiras-PB. Foi observado como resultados que as professoras só fazem avaliação das crianças com deficiência por meio de observação, sem objetivos definidos e delegam a professora da sala de recursos a avaliação da aprendizagem dessa população, o que conclui que as professoras regentes não avaliam as crianças com deficiências adequadamente. |
Abstract: | Over the years, the way in which assessment is carried out has undergone several changes. Today, we understand that assessment of learning in schools is no longer considered a punitive instrument for students, but rather a way of assessing the development and evolution of these students in the classroom. Expanding this discussion to Inclusive Education, this debate becomes necessary, since many teachers still do not know how to assess the development of students with disabilities. In this sense, this study focuses on Inclusive Education and Assessment of Learning. In order to answer some questions that arose, a question was developed to guide this study and is presented as: how is the assessment of the learning of children with disabilities in the Early Years of Elementary School carried out? The general objective of the study was to investigate how children with disabilities are being assessed by teachers in charge of the Early Years of Elementary School. The following specific objectives were considered: To verify whether the Individualized Educational Plan (PEI) is being used to assess the development of children with disabilities; to identify whether there is a difference in the learning of children with disabilities in relation to children without disabilities; to analyze whether children with disabilities are able to develop based on the assessment of learning provided by the teacher. The method chosen to guide the research was a qualitative, field, descriptive approach, thus establishing the semi-structured interview as the data collection procedure. Finally, the research was developed in a municipal elementary and preschool located in the city of Cajazeiras-PB. It was observed as results that the teachers only assess children with disabilities through observation, without defined objectives and delegate the assessment of the learning of this population to the resource room teacher. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem Educação inclusiva Sala de aula - Criança com deficiência Educação inclusiva - desenvolvimento infantil Learning Assessment Inclusive education Classroom - Child with disabilities Inclusive education - child development |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41282 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
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