Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41263
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEREIRA, I. C. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6538314273153364 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | WANDERLEY, Albaneide Fernandes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | WANDERLEY, Albaneide Fernandes. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | LOPES, Francisco Antonio Mabson Henrique. | - |
dc.contributor.referee2 | PINHEIRO, Carlos Davidson. | - |
dc.description.resumo | O ensino de química traz consigo suas particularidades principalmente no que se refere aos conceitos, sua linguagem e métodos utilizados, é uma disciplina de suma importância para o desenvolvimento do aluno acerca de seus pensamentos críticos. Está inserida na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias e contribui significativamente, especialmente no que diz respeito ao entendimento dos fenômenos que ocorrem no dia a dia e no mundo. As dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos discentes nos dias atuais têm levantado muitos questionamentos e motivado a busca por novas metodologias que sejam eficazes e que instiguem a curiosidade e participação ativa dos mesmos. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa envolvendo a cultura popular e o uso medicinal de chás de plantas através de relatos de pessoas da Comunidade de Santa Cruz-PB. Os chás são utilizados com a finalidade medicinal no combate a alguns males físicos, os relatos apresentados apontam os benefícios dos chás para a saúde, com base no conhecimento popular relatado e que foram transmitidos através das gerações passadas, foi possível alinhar esses relatos ao conhecimento químico e atendendo assim as premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para construir um conhecimento científico e com isso, tornar uma proposta didática interessante para o ensino de química no ensino médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química. | pt_BR |
dc.title | Conhecimento popular e o método científico: criando laços entre gerações através da ciência. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.description.abstract | Chemistry teaching brings it’s particularities with it, especially with regard to the concepts, their language and the methods used, it’s an extremely important discipline for the student's development about their critical thoughts. It’s inserted in the area of Science and it’s technologies and contributes significantly, especially in what it concerns the understanding of the phenomena that occur in everyday life and in the world. At learning difficulties presented by students nowadays have raised many questions and motivated to search for new methodologies that are effective and that instigate their curiosity and active participation. This work is a research involving popular culture and medicinal use of herbal teas through reports from people in the community of Santa Cruz-PB. The teas are used with the medicinal purpose in combating some physical ailments, the reports presented point out the health benefits of teas, based on popular knowledge and that have been passed down through past generations. It was possible to align these reports to the chemical knowledge and thus meeting the premises of the Common National Base Curriculum, in order to build scientific knowledge and thus make a interesting didactic proposal for teaching chemistry in high school. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41263 | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T15:30:06Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24 | - |
dc.date.available | 2025-03-24T15:30:06Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Química - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Chás | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento popular | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Teaching | pt_BR |
dc.subject | Medicinal plants | pt_BR |
dc.subject | Teas | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Popular knowledge | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Isabel Cristina Alves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Popular knowledge and the scientific method: creating bonds between generations through science. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Isabel Cristina Alves. Conhecimento popular e o método científico: criando laços entre gerações através da ciência. 2021. 21f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ISABEL CRISTINA ALVES PEREIRA. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2021.pdf | Isabel Cristine Alves Pereira. Monografia Química. CFP 2021. | 628.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.