Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, I. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6538314273153364pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Albaneide Fernandes.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, Albaneide Fernandes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374719958723421pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Francisco Antonio Mabson Henrique.-
dc.contributor.referee2PINHEIRO, Carlos Davidson.-
dc.description.resumoO ensino de química traz consigo suas particularidades principalmente no que se refere aos conceitos, sua linguagem e métodos utilizados, é uma disciplina de suma importância para o desenvolvimento do aluno acerca de seus pensamentos críticos. Está inserida na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias e contribui significativamente, especialmente no que diz respeito ao entendimento dos fenômenos que ocorrem no dia a dia e no mundo. As dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos discentes nos dias atuais têm levantado muitos questionamentos e motivado a busca por novas metodologias que sejam eficazes e que instiguem a curiosidade e participação ativa dos mesmos. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa envolvendo a cultura popular e o uso medicinal de chás de plantas através de relatos de pessoas da Comunidade de Santa Cruz-PB. Os chás são utilizados com a finalidade medicinal no combate a alguns males físicos, os relatos apresentados apontam os benefícios dos chás para a saúde, com base no conhecimento popular relatado e que foram transmitidos através das gerações passadas, foi possível alinhar esses relatos ao conhecimento químico e atendendo assim as premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para construir um conhecimento científico e com isso, tornar uma proposta didática interessante para o ensino de química no ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleConhecimento popular e o método científico: criando laços entre gerações através da ciência.pt_BR
dc.date.issued2021-10-28-
dc.description.abstractChemistry teaching brings it’s particularities with it, especially with regard to the concepts, their language and the methods used, it’s an extremely important discipline for the student's development about their critical thoughts. It’s inserted in the area of Science and it’s technologies and contributes significantly, especially in what it concerns the understanding of the phenomena that occur in everyday life and in the world. At learning difficulties presented by students nowadays have raised many questions and motivated to search for new methodologies that are effective and that instigate their curiosity and active participation. This work is a research involving popular culture and medicinal use of herbal teas through reports from people in the community of Santa Cruz-PB. The teas are used with the medicinal purpose in combating some physical ailments, the reports presented point out the health benefits of teas, based on popular knowledge and that have been passed down through past generations. It was possible to align these reports to the chemical knowledge and thus meeting the premises of the Common National Base Curriculum, in order to build scientific knowledge and thus make a interesting didactic proposal for teaching chemistry in high school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41263-
dc.date.accessioned2025-03-24T15:30:06Z-
dc.date.available2025-03-24-
dc.date.available2025-03-24T15:30:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica - Ensinopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectCháspt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectConhecimento popularpt_BR
dc.subjectChemistry - Teachingpt_BR
dc.subjectMedicinal plantspt_BR
dc.subjectTeaspt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectPopular knowledgept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Isabel Cristina Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePopular knowledge and the scientific method: creating bonds between generations through science.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Isabel Cristina Alves. Conhecimento popular e o método científico: criando laços entre gerações através da ciência. 2021. 21f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABEL CRISTINA ALVES PEREIRA. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2021.pdfIsabel Cristine Alves Pereira. Monografia Química. CFP 2021.628.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.