Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41254
Title: | Educação física e o desenvolvimento integral da criança: percepções de pedagogas e educação físicos. |
Other Titles: | Physical education and the integral development of children: perceptions of physical education teachers. |
???metadata.dc.creator???: | TAVARES, Glauber Samir Moreira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CUNHA, Ane Cristine Herminio. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LIMA , Maria Janete de. |
Keywords: | Educação física;Desenvolvimento infantil;Prática docente - educadores físicos;Criança - desenvolvimento afetivo emocional;Pedagogia;Physical education;Child development;Teaching practice - physical educators;Child - emotional affective development;Pedagogy |
Issue Date: | 7-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | TAVARES, Glauber Samir Moreira. Educação física e o desenvolvimento integral da criança: percepções de pedagogas e educação físicos. 2024. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Essa pesquisa abordou as contribuições que a disciplina de Educação Física fornece para o desenvolvimento da criança e de que forma as pedagogas e professores de educação física percebem esses efeitos na disciplina, com o objetivo de conhecer a percepções das pedagogas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e professores de Educação Física sobre a importância da disciplina no processo de desenvolvimento dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica foi construída com a intenção de dar base para a pesquisa, além de fornecer aprendizado sobre o desenvolvimento humano e como a disciplina de Educação Física é apresentada na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa foi pensada e estruturada de forma qualitativa, utilizando a ferramenta de questionário para coletar os dados necessários para entender as concepções e opiniões dos professores sobre como a disciplina contribuía para o desenvolvimento infantil e quem deveria ministrar essas aulas, contando com oito participantes divididas em cinco pedagogas e quatro professores de educação física, visto que uma professora tem formação nas duas graduações, divididos em duas escolas em uma cidade do alto sertão paraibano. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, seguindo a natureza da pesquisa. Através da análise, conclui-se que as pedagogas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apresentaram um conhecimento menos aprofundado dos termos comparado aos profissionais de educação física, mas entendiam a importância da disciplina para o desenvolvimento da criança e demonstraram um olhar importante sobre os benefícios da disciplina. Todos os sujeitos da pesquisam responderam com unanimidade que o profissional de educação física deveria ser aquele responsável pelas aulas da disciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela sua formação conter os aspectos motores, cognitivos, afetivos, sociais e morais necessários para a ação intencional na elaboração e prática das aulas, embora sua presença seja facultativa nessa fase escolar. |
Abstract: | This research addressed the contributions that Physical Education provides for the child‟s development and how pedagogues and physical education teachers perceive these effects within the discipline, with the aim of understanding the perception of the pedagogues in the Initial Years of Elementary School and physical education teachers regarding the importance of the subject in the development process of students in the Initial Years of Elementary School. The theoretical foundation was built to support the research, in addition to providing learning about human development and how Physical Education is presented in the National Common Curricular Base. The research was designed and structured qualitatively, using a questionnaire to collect the necessary data to understand the teachers' views and opinions on how the discipline contributed to child development and who should teach these classes, with eight participants, consisting of five pedagogues and four physical education teachers, since one teacher holds degrees in both fields, divided across two schools in a city in the high backlands of Paraíba. The data collected were analyzed qualitatively, in line with the nature of the research. Through the analysis, it was concluded that the pedagogues in the Initial Years of Elementary School had a less in-depth understanding of the terms compared to the physical education professionals, but they recognized the importance of the subject for the child‟s development and showed a significant perspective on the benefits of the discipline. All research participants unanimously responded that the physical education professional should be responsible for teaching the subject in the Initial Years of Elementary School, given that their training includes the motor, cognitive, affective, social, and moral aspects necessary for intentional action in lesson planning and execution, even though their presence is optional at this stage of schooling. |
Keywords: | Educação física Desenvolvimento infantil Prática docente - educadores físicos Criança - desenvolvimento afetivo emocional Pedagogia Physical education Child development Teaching practice - physical educators Child - emotional affective development Pedagogy |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41254 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLAUBER SAMIR MOREIRA TAVARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdf | Glauber Samir Moreira Tavares. Monografia Pedagogia. CFP 2024. | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.