Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41249
Title: | O ensino de Química em tempos de pandemia: experiências vivenciadas na Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro Em santa Helena - PB. |
Other Titles: | Teaching Chemistry in times of pandemic: experiences at the Elaine Soares Brasileiro Integral Citizen School in Santa Helena - PB. |
???metadata.dc.creator???: | MARTINS, Eva Emanuela Lopes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Everton Vieira da. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | LACERDA, José Gorete Pedroza de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PINHEIRO, Carlos Davidson. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Lopes, Francisco Antonio Mabson Henrique. |
Keywords: | Química - Ensino;Ensino remoto;Pandemia;Tecnologias Digitas de Educação e Comunicação;Chemistry - Teaching;Remote teaching;Pandemic;Digital Technologies for Education and Communication |
Issue Date: | 15-Oct-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MARTINS, Eva Emanuela Lopes. O ensino de química em tempos de pandemia: experiências vivenciadas na Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro em santa Helena - PB. 2021. 63f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Química se apresenta como uma das disciplinas com conteúdos que mais se relacionam com o cotidiano do aluno, para ensinar esse componente curricular se faz necessário o uso conjunto de teoria e prática causando assim motivação e interesse pela disciplina. No entanto, em tempos de pandemia e a necessidade da inserção do ensino remoto acarretou em impactos consideráveis para o ensino de química e o sistema educacional como um todo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo, discutir as experiências vivenciadas durante a pandemia da Covid-19 pelo docente e os discentes da disciplina de Química do 1° ano do ensino médio, na Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro em Santa Helena-PB. Para isso, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários a amostra em análise, observando que as instituições não se encontram preparadas para fazer uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem de forma remota, assim como o ensino de Química não se satisfaz apenas com uso de plataformas que simulam os laboratórios, necessitando também do ensino investigativo através dos laboratórios físicos, dessa forma, destacando a importância da capacitação docente, para atuação no ensino remoto. Portanto, partindo destas constatações, apesar da falta de capacitação escolar, pode-se destacar que o uso das Tecnologias Digitais da Educação e Comunicação como ferramentas de apoio aos docentes deverá ser implementado nos sistemas educacionais, visto que, grande parte dos estudantes demonstram interesse em continuar fazendo uso de tais tecnologias, mas é importante que isso se faça de maneira consciente, tendo em vista a perspectiva do novo papel da escola para a sociedade. |
Abstract: | Chemistry presents itself as one of the disciplines most present in the student's daily life, to use this curricular component it is necessary to use theory and practice together, thus causing motivation and interest in the discipline. However, in times of pandemic and the need to include remote teaching, this resulted in impacts considered for the teaching of chemistry and the educational system as a whole. This study aimed to discuss the experiences of the teacher and students of the Chemistry discipline in the 1st year of high school in the context of the Covid-19 pandemic, at Escola Cidadã Integral Elaine Soares Brasileiro in Santa Helena-PB. For this, bibliographic research and application of questionnaires to the sample under analysis are used, noting that the institutions are not prepared to use technologies in the learning process remotely, just as the teaching of Chemistry is not satisfied only with use of platforms that simulate laboratories, also needing to be present in investigative teaching through mandatory laboratories, also highlighting the importance of teacher training, to act in this teaching model. Therefore, based on the findings, it can be highlighted that the use of Digital Information and Communication Technologies as support tools for teachers must be implemented in educational systems, since most students show interest in continuing to use such technologies, but it is important that this be done in a conscious way, bearing in mind the perspective of the new role of the school in society. |
Keywords: | Química - Ensino Ensino remoto Pandemia Tecnologias Digitas de Educação e Comunicação Chemistry - Teaching Remote teaching Pandemic Digital Technologies for Education and Communication |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Química. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41249 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EVA EMANUELA LOPES MARTINS. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2021.pdf | Eva Emanuela Lopes Martins. Monografia Química. CFP 2021. | 737.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.