Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41233
Title: Contribuição da música para a aprendizagem na educação infantil.
Other Titles: Contribution of music to learning in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: RUFINO, Flávia Milena Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Giseliane Medeiros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Zildene Francisca.
Keywords: Educação infantil;Música e educação infantil;Aprendizagem infantil;Docência;Aprendizagem;Early childhood education;Music and early childhood education;Children's learning;Teaching;Learning
Issue Date: 6-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RUFINO, Flávia Milena Ferreira. Contribuição da música para a aprendizagem na educação infantil. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata-se de uma pesquisa que possui como tema de estudo as contribuições da música para a aprendizagem na Educação Infantil. Desse modo, busco investigar o seguinte problema de estudo: Como os/as professores/as da Educação Infantil trabalham com a música na sala de referência como um instrumento didático-pedagógico? O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da música para o processo de aprendizagem infantil no âmbito escolar. Os objetivos específicos são: Apontar as maneiras em que a música pode contribuir para a aprendizagem da criança sendo trabalhada de modo didático- pedagógico; Evidenciar as percepções e o trabalho dos/as professores/as em relação a utilização da música na Educação Infantil; Descrever o modo com que os/as professores/as trabalham com a música na Educação Infantil. O referencial teórico da pesquisa foi construído a partir das ideias de autores/as que discutem sobre a temática estudada, tais como: Barbosa (2021), Godoi (2011), Ostetto (2021), Lima e Sant’Anna (2015). Quanto à metodologia adotada, esta se caracteriza como de natureza qualitativa e de caráter exploratório. O instrumento adotado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada, com questões abertas e fechadas, destinadas a quatro professoras que lecionam em uma instituição de Educação Infantil pública na cidade de Pombal-PB, localizada no alto sertão paraibano. As análises dos dados apontaram que as quatro professoras participantes da pesquisa possuem percepções intensamente positivas sobre o uso da música na Educação Infantil e a utilizam como uma ferramenta lúdica e facilitadora do processo de aprendizagem infantil, sendo um recurso que facilita a aprendizagem das crianças e promove uma experiência mais prazerosa na sala de referência, proporcionando inúmeras contribuições ao desenvolvimento das crianças quanto à cognição, socialização, afetividade e ludicidade.
Abstract: This work is a research that has as its subject of study the contributions of music to learning in Early Childhood Education. Therefore, I seek to investigate the following study problem: How do Early Childhood Education teachers work with music in the reference room as a didactic-pedagogical instrument? The general objective of this work is to analyze the contributions of music to the children's learning process at school. The specific objectives are: Point out the ways in which music can contribute to children's learning by working in a didactic-pedagogical way; Highlight the perceptions and work of teachers in relation to the use of music in Early Childhood Education; Describe the way teachers work with music in Early Childhood Education. The theoretical framework of the research was built based on the ideas of authors who discuss the topic studied, such as: Firmino and Ribeiro (2022), Godoi (2011), Silva et.al. (2022), Lima and Sant’Anna (2015). As for the methodology adopted, it is characterized as qualitative and exploratory in nature. The instrument adopted for data collection was a structured interview, with open and closed questions, aimed at four teachers who teach at a public Early Childhood Education institution in the city of Pombal-PB, located in the high backlands of Paraíba. Data analysis showed that the four teachers participating in the research have intensely positive perceptions about the use of music in early childhood education and use it as a playful tool and facilitator of the children's learning process, being a resource that facilitates children's learning and promotes a more pleasurable experience in the reference room, providing numerous contributions to children's development in terms of cognition, socialization, affection and playfulness.
Keywords: Educação infantil
Música e educação infantil
Aprendizagem infantil
Docência
Aprendizagem
Early childhood education
Music and early childhood education
Children's learning
Teaching
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41233
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA MILENA FERREIRA RUFINO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfFlávia Milena Ferreira Rufino. Monografia Pedagogia. CFP 2024.440.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.