Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoA vulnerabilidade social é uma situação que acomete parte da comunidade discente, trazendo inúmeras consequências para o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o estudo teve como objetivo analisar as interferências da vulnerabilidade social no desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental, procurando identificar os fatores que contribuem para o surgimento da vulnerabilidade, tendo ainda como foco os procedimentos avaliativos utilizados pelos docentes para averiguar o rendimento escolar dos alunos e as contribuições da instituição escolar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em situação de vulnerabilidade. Para melhor compreender a temática se buscou como aportes teóricos as contribuições de autores como Soares (2015); Morais, Raffaelli e Koller (2012); Sapienza e Pedromônico (2005); Gatti (2004); Ferrari (2002); Ribeiro (2002); Luckesi (1999, 1996), entre outros. Além do aporte teórico foi realizada uma pesquisa de campo e para produção dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada com a professora do 5° ano do Ensino Fundamental, 2 (dois) estudantes e a coordenadora pedagógica da escola, que constituíram os sujeitos da pesquisa. A partir dos resultados obtidos torna-se possível inferir que a escola tem possiblidades de promover uma aprendizagem significativa para os alunos em situações de vulnerabilidade social, sendo avaliação escolar uma das ferramentas que pode ser utilizada de forma mais eficiente e acolhedora para alcançar este propósito. Para tanto, deve ser proposta e praticada de maneira que os alunos consigam adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para a vida humana, e assim sendo obtenham o rendimento escolar desejado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleVulnerabilidade social na educação básica: interferências no rendimento escolar.pt_BR
dc.date.issued2024-11-12-
dc.description.abstractSocial vulnerability is a situation that affects part of the student community, bringing numerous consequences to the teaching and learning process. Therefore, the study aimed to analyze the interference of social vulnerability in the academic performance of elementary school students, seeking to identify the factors that contribute to the emergence of vulnerability, also focusing on the evaluation procedures used by teachers to assess the academic performance of students and the contributions of the school institution in the teaching-learning process of students in vulnerable situations. To better understand the theme, theoretical contributions were sought from authors such as Soares (2015); Morais, Raffaelli and Koller (2012); Sapienza and Pedromônico (2005); Gatti (2004); Ferrari (2002); Ribeiro (2002); Luckesi (1999, 1996), among others. In addition to the theoretical contribution, field research was conducted and data were collected through a semi-structured interview with a 5th grade elementary school teacher, 2 (two) students and the school's pedagogical coordinator, who constituted the research subjects. Based on the results obtained, it is possible to infer that schools have the potential to promote meaningful learning for students in situations of social vulnerability, with school assessment being one of the tools that can be used in a more efficient and welcoming way to achieve this purpose. To this end, it must be proposed and practiced in such a way that students can acquire the skills and knowledge necessary for human life, and thus achieve the desired academic performance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41230-
dc.date.accessioned2025-03-21T12:33:14Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-03-21T12:33:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectAcademic performancept_BR
dc.subjectSocial vulnerabilitypt_BR
dc.subjectSchool assessmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Fernanda da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial vulnerability in basic education: interference in academic performance.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Fernanda da Silva. Vulnerabilidade social na educação básica: interferências no rendimento escolar. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA DA SILVA RIBEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfFernanda da Silva Ribeiro. Monografia pedagogia. CFP 2024.458.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.