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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41228
Title: | Concepções sobre o ser e agir docente: olhares a partir do Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia do CFP - UFCG. |
Other Titles: | Conceptions about being and acting as a teacher: perspectives from the Pedagogical Residency Program in the Pedagogy course at CFP - UFCG. |
???metadata.dc.creator???: | FELICIANO, Fábio Guedes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | FEITOSA , Belijane Marques. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
Keywords: | Formação docente;Programa de Residência Pedagógica;Pedagogo;Educação básica - formação de professor;Teacher training;Pedagogical Residency Program;Pedagogue;Basic education - teacher training |
Issue Date: | 11-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FELICIANO, Fábio Guedes. Concepções sobre o ser e agir docente: olhares a partir do Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia do CFP - UFCG . 2024. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo teve como objetivo central compreender como os residentes pedagógicos do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) concebem o ser e agir docente. Deste modo, esta produção conta com uma pesquisa do tipo explicativa, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas não-diretivas com residentes das três etapas da residência pedagógica no referido centro: 2018, 2020 e 2022. A pesquisa conta com uma releitura a partir das três promulgações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 1961, 1971 e 1996, analisando, por meio de um contexto histórico, como se organizou a formação de professores nas prerrogativas normativas. Para base de fundamentação essa produção conta com as contribuições de autores como Nóvoa (2022), Dermeval Saviani (2005) Paulo Freire (1987) e entre outros. Outro ponto discutido diz respeito ao percurso histórico de formação, analisado a partir das bases legais que fundamentam o curso de pedagogia. Ainda mais, buscou-se compreender o Programa Residência Pedagógica como política formativa de professores, espaço destinado ao desenvolvimento profissional dos licenciandos a partir da relação entre teoria e prática, e seu papel na construção da identidade docente. Como resultado, apresenta-se que, o Programa Residência Pedagógica promove uma maior inserção em ambiente escolar. A partir da efetivação e execução do programa, o contato com educandos, professores orientadores e preceptores contribuíram para que o ser e agir docente fosse concebido através de uma perspectiva humanizadora/transformadora, tendo como elementos fundantes a união do lado profissional e pessoal dos professores, percebidas nos entrevistados, bem como o desenvolvimento contínuo da identidade docente, ressaltando a autonomia dos residentes levando em consideração a vivência escolar. |
Abstract: | The present study aimed to understand how the pedagogical residents of the Pedagogy course at the Center for Teacher Education (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) conceive the being and acting of teaching. Thus, this work features an explanatory research with a qualitative approach. Data were collected through non-directive interviews with residents from the three stages of the pedagogical residency at the mentioned center: 2018, 2020, and 2022. The research includes a reinterpretation based on the three promulgations of the Law of Guidelines and Bases for Education: 1961, 1971, and 1996, analyzing, through a historical context, how teacher education was organized in the normative prerogatives. For its theoretical foundation, this work relies on contributions from authors such as Nóvoa (2022), Dermeval Saviani (2005), Paulo Freire (1987), among others. Another point discussed refers to the historical trajectory of teacher education, analyzed based on the legal foundations that underpin the pedagogy course. Furthermore, it sought to understand the Pedagogical Residency Program as a formative teacher policy, a space dedicated to the professional development of undergraduates from the relationship between theory and practice, and its role in the construction of teaching identity. As a result, it is presented that the Pedagogical Residency Program promotes greater insertion in the school environment. Through the implementation and execution of the program, the contact with students, guiding teachers, and preceptors contributed to the conception of being and acting as a teacher through a humanizing/transformative perspective, having as foundational elements the union of the professional and personal sides of teachers, perceived in the interviewees, as well as the continuous development of teaching identity, highlighting the residents' autonomy, taking into account the school experience. |
Keywords: | Formação docente Programa de Residência Pedagógica Pedagogo Educação básica - formação de professor Teacher training Pedagogical Residency Program Pedagogue Basic education - teacher training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41228 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
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