Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41227
Title: O processo formativo dos/as graduandos/as do curso de Pedagogia do CFP/UFCG (Campus de Cajazeiras) para tornar se pesquisador (a).
Other Titles: The training process of undergraduates in the Pedagogy course at CFP/UFCG (Cajazeiras Campus) to become researchers.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Everton Felipe Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: IFADIREÓ, Miguel Melo.
Keywords: Formação de Professor;Pedagogos- formação;Ensino Superior- Cajazeiras- Município - Paraíba;Pedagogia- Licenciatura - Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande;Pesquisa científica;Teacher Training;Pedagogues- training;Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba;Pedagogy - Bachelor's Degree - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande;Scientific research
Issue Date: 8-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Everton Felipe Silva. O processo formativo dos/as graduandos/as do curso de Pedagogia do CFP/UFCG (Campus de Cajazeiras) para tornar se pesquisador (a). 2024. 90f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo desenvolve suas discussões destacando a importância da pesquisa na formação de pedagogos, posicionando-a como um pilar essencial para a construção do conhecimento e o desenvolvimento acadêmico no ensino superior, especialmente no contexto das universidades públicas. O objetivo principal da pesquisa é investigar como se dá o processo formativo para a pesquisa durante o curso de graduação, assim como ser e se tornar pesquisador. Os objetivos específicos incluem: Discutir a proposta curricular do Curso de Pedagogia do CFP/UFCG/Cajazeiras para a iniciação científica dos/as graduandos/as, e como a universidade articula e ensina pesquisa e extensão; e Refletir as possibilidades de Iniciação Científica, que o graduando possui em sua formação inicial na universidade e Compreender como a licenciatura Pedagogia CFP/UFCG (campus de Cajazeiras) forma o (a) estudante para tornar-se pesquisador ao longo da graduação. A questão problema que norteia o estudo é: de que forma o curso de Pedagogia do CFP/UFCG, Câmpus Cajazeiras, promove a formação de graduandos como pesquisadores, e quais são as principais limitações e desafios enfrentados pelos estudantes nesse processo? A presente pesquisa adota uma abordagem qualitativa, tendo como lócus o campus do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, em Cajazeiras/PB. Os sujeitos da pesquisa foram os próprios estudantes da instituição e a coordenadora de pesquisa e extensão, e a coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa revelou que os estudantes da graduação reconhecem a importância da pesquisa em seu percurso formativo, mas apontam limitações nesse processo, como a falta de incentivo financeiro e apoio institucional. Além disso, mencionam a insuficiência de políticas públicas que promovam a pesquisa no âmbito da graduação, o que dificulta uma participação mais sólida dos alunos em atividades científicas.
Abstract: This study develops its discussions by highlighting the importance of research in the training of pedagogues, positioning it as an essential pillar for the construction of knowledge and academic development in higher education, especially in the context of public universities. The main objective of the research is to investigate how the training process for research occurs during the undergraduate course, as well as how to be and become a researcher. The specific objectives include: Discussing the curricular proposal of the Pedagogy Course of CFP/UFCG/Cajazeiras for the scientific initiation of undergraduate students, and how the university articulates and teaches research and extension; and Reflecting on the possibilities of Scientific Initiation, which the undergraduate student has in his/her initial training at the university; and Understanding how the Pedagogy degree course CFP/UFCG (Cajazeiras campus) prepares the student to become a researcher throughout the undergraduate course. The main question guiding this study is: how does the Pedagogy course at CFP/UFCG, Cajazeiras Campus, promote the training of undergraduates as researchers, and what are the main limitations and challenges faced by students in this process? This research adopts a qualitative approach, with the campus of the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande, in Cajazeiras/PB, as its locus. The research subjects were the students themselves at the institution and the research and extension coordinator, and data collection was carried out through document analysis and semi-structured interviews. The research revealed that undergraduate students recognize the importance of research in their educational path, but point out limitations in this process, such as the lack of financial incentives and institutional support. In addition, they mention the lack of public policies that promote research in the undergraduate program, which hinders students' more solid participation in scientific activities.
Keywords: Formação de Professor
Pedagogos- formação
Ensino Superior- Cajazeiras- Município - Paraíba
Pedagogia- Licenciatura - Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande
Pesquisa científica
Teacher Training
Pedagogues- training
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Pedagogy - Bachelor's Degree - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande
Scientific research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41227
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVERTON FELIPE SILVA VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfEverton Felipe Silva Vieira. Monografia Pedagogia. CFP 2024.823.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.