Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41225
Title: Jogos e brincadeiras na educação infantil: uma pesquisa em Cajazeiras - PB.
Other Titles: Games and play in early childhood education: a research in Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: CAJU, Edviges de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA , Ane Cristine Hermínio.
Keywords: Educação infantil;Jogos e brincadeiras - aprendizagem infantil;Direito fundamental infantil;Educação infantil - Cajazeiras - Município - Paraíba;Early childhood education;Games and play - children's learning;Children's fundamental right;Early childhood education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba;Metodologias lúdicas;Educação lúdica;Lúdico - educação infantil
Issue Date: 4-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAJU, Edviges de Sousa. Jogos e brincadeiras na educação infantil: uma pesquisa em Cajazeiras - PB. 2024. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo está organizado em torno da temática da importância dos jogos e brincadeiras para a Educação Infantil e tem como título: perspectivas docentes acerca dos jogos e brincadeiras na educação infantil em Cajazeiras/PB, e foi realizada em uma escola pública municipal da cidade supracitada, tendo como amostra três professoras que lecionam na Educação Infantil, a partir de questionários impressos e entregues para as docentes, contendo um mapeamento de seu perfil profissional e com perguntas estruturadas em torno do objeto de estudo. A investigação se configura como uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa e o tratamento das informações se deu com base na análise de conteúdo de Bardin (1997). O estudo surgiu a partir do seguinte problema de pesquisa: qual o suporte teórico-metodológico das professoras da educação infantil de Cajazeiras/PB têm para realizar aulas baseadas em jogos e brincadeiras? O objetivo geral é investigar qual o suporte teórico-metodológico que as professoras da educação infantil de Cajazeiras/PB possuem para realizar aulas baseadas em jogos e brincadeiras. Os objetivos específicos são: compreender qual a importância dada pelas professoras de uma escola pública na cidade de Cajazeiras/PB para o uso jogos e das brincadeiras no processo de interação e aprendizagem na educação infantil; explorar a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de interação e aprendizagem na educação infantil através da literatura; averiguar quais as concepções teóricas que embasam o trabalho docente na educação infantil sobre jogos e brincadeiras na educação infantil e entender como é a formação continuada ofertada para as professoras da educação infantil no município. O estudo destacou a relevância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil e apontou a carência de suporte teórico-metodológico e de formação continuada para professoras da educação infantil. É importante a implementação de políticas públicas que incentivem a formação docente focada em metodologias lúdicas.
Abstract: This study is organized around the theme of the importance of games and play for Early Childhood Education, titled Teacher Perspectives on Games and Play in Early Childhood Education in Cajazeiras/PB. Conducted in a municipal public school in the aforementioned city, the study involved a sample of three Early Childhood Education teachers who participated through printed questionnaires. These questionnaires mapped their professional profiles and included structured questions focused on the study’s subject. This investigation is exploratory and descriptive, employing a qualitative approach, and data were processed through content analysis based on Bardin (1997). The study emerged from the following research question: What theoretical and methodological support do Early Childhood Education teachers in Cajazeiras/PB have to conduct lessons based on games and play? The general objective is to investigate the theoretical and methodological support available to Early Childhood Education teachers in Cajazeiras/PB for conducting lessons that incorporate games and play. The specific objectives are: to understand the importance attributed by public school teachers in Cajazeiras/PB to the use of games and play in the interaction and learning process in Early Childhood Education; to explore the significance of games and play in the interaction and learning process in Early Childhood Education through literature; to examine the theoretical concepts that underpin teaching practices involving games and play in Early Childhood Education; and to understand the nature of ongoing professional development offered to Early Childhood Education teachers in the municipality. The study highlighted the importance of games and play for child development and identified a lack of theoretical-methodological support and continuing education for Early Childhood Education teachers. It underscores the need for public policies that promote teacher training focused on play-based methodologies.
Keywords: Educação infantil
Jogos e brincadeiras - aprendizagem infantil
Direito fundamental infantil
Educação infantil - Cajazeiras - Município - Paraíba
Early childhood education
Games and play - children's learning
Children's fundamental right
Early childhood education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Metodologias lúdicas
Educação lúdica
Lúdico - educação infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41225
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVIGES DE SOUSA CAJU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfEdviges de Sousa Caju. Monografia Pedagogia. CFP 2024.568.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.