Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41201
Title: Pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar.
Other Titles: Hospital pedagogy: challenges and actions of teachers in the hospital environment.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Cicero Soderlânio de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LINS, Aline Abrantes Batista.
Keywords: Pedagogia hospitalar;Instituição hospitalar;Professores - âmbito hospitalar;Pedagogo - espaços não escolares;Formação de professor - atuação hospitais;Hospital pedagogy;Hospital institution;Teachers - hospital environment;Pedagogue - non-school spaces;Teacher training - hospital performance
Issue Date: 21-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Cícero Soderlânio de Souza. Pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar. 2024. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata da pedagogia hospitalar: desafios e atuações de professores no âmbito hospitalar. Tem como objetivo geral: compreender a importância do pedagogo na instituição hospitalar, com acolhimento e aprendizagem a crianças hospitalizadas. Para isso traçamos os seguintes objetivos específicos: compreender a formação docente e atuação do pedagogo em espaços não escolares, apresentar a formação do pedagogo hospitalizado e possibilidades de trabalho com a família e a instituição, visando desenvolver uma melhor aprendizagem através da coletividade. Através da metodologia nos possibilitou compreender a importância do profissional pedagogo na instituição hospitalar, sendo caracterizada por uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, tendo como fonte o repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), através da coleta de dados. Buscando um embasamento teórico, a presente pesquisa conta com a presença autores como: Tardif (2002), Silva; Andrade (2013), Almeida (1995), Fontes (2008), Santos e Navarro (2012), Matos; Mugiatti (2006), Freire (1996), Fonseca (1999), Teixeira (2014), dentre outros que proporcionaram um olhar mais aprofundado sobre a pedagogia na instituição hospitalar. A partir da análise de dados nos permitiu compreender a importância do pedagogo no âmbito hospitalar. A partir desse trabalho é possível compreender a importância da pedagogia dentro do âmbito hospitalar, dos profissionais que atuam diariamente com o intuito de dar continuidade ao processo de ensino/aprendizagem da criança enferma.
Abstract: This pedagogy course conclusion work deals with hospital pedagogy: challenges and actions of teachers in the hospital environment. Its general objective was: to understand the importance of the pedagogue in the hospital institution, with the reception and learning of hospitalized children and with specific objectives to understand the teacher training and the pedagogue's performance in non-school spaces, to present the training of the hospitalized pedagogue and possibilities of working with the family and the institution, aiming to develop better learning through the collective. Through the methodology we made it possible to understand the importance of the professional pedagogue in the hospital institution, being characterized by a bibliographic and qualitative research, having as source the repository of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), through data collection. Seeking a theoretical basis, this research counts on the presence of great authors, such as: Tardif (2002), Silva; Andrade (2013), Almeida (1995), Fontes (2008), Santos and Navarro (2012), Matos; Mugiatti (2006), Freire (1996), Fonseca (1999), Teixeira (2014), among other authors who provided a more in-depth look at pedagogy in the hospital institution. Data analysis allowed us to understand the importance of teaching in the hospital environment. From this work it is possible to understand the importance of pedagogy within the hospital environment, of professionals who work daily with the aim of continuing the teaching/learning process for sick children.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Instituição hospitalar
Professores - âmbito hospitalar
Pedagogo - espaços não escolares
Formação de professor - atuação hospitais
Hospital pedagogy
Hospital institution
Teachers - hospital environment
Pedagogue - non-school spaces
Teacher training - hospital performance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41201
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERO SODERLÂNIO DE SOUZA LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfCicero Soderlânio de Souza Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2024.626.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.