Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41157
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, C. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582806833695386pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. L. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoA educação é um fenômeno complexo e múltiplo que se dá de muitas formas na sociedade, a exemplo da educação formal, a educação não formal e a informal. O pedagogo tem, no senso comum, sua identidade muito restrita apenas a espaços escolares e lidar com crianças. Porém, nesses estudos, destaca-se a amplitude do perfil e do papel profissional dos pedagogos, que enquanto cientistas da educação, compreendem e devem estar aptos a lidar com as mais diferentes e múltiplas facetas em que a educação acontece na sociedade. Dessa maneira, a presente pesquisa surgiu da inquietação de saber quais são os desafios e possibilidades do papel dos pedagogos em espaços de atuação não escolares? Para tanto, o objetivo principal desse trabalho é analisar quais os desafios e possibilidades dos pedagogos que atuam em espaços não escolares. Como objetivos específicos temos: 1. Destacar quais ambientes os profissionais de educação podem atuar além da escola, 2. Refletir acerca do papel e da identidade dos pedagogos e 3. Realizar uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista semi estruturada acerca de como se dá o trabalho dos pedagogos em espaços não escolares. A metodologia adotada para compreender os objetivos desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, pesquisada com base nas palavras-chave que envolvem a temática em questão. Dessa forma, encontrou-se que o pedagogo é um profissional da educação que tem atuação no âmbito hospitalar e que possuem as suas especificidades em relação a forma como é ensinada as crianças internadas que são acompanhadas pelos pedagogos hospitalares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConsiderações sobre a atuação do pedagogo no espaço hospitalar.pt_BR
dc.date.issued2024-11-13-
dc.description.abstractEducation is a complex and multiple phenomenon that takes place in many forms in society, such as formal education, non-formal and informal education. The pedagogue, in common sense, has his identity very restricted only to school spaces and dealing with children. However, in these studies, the breadth of the profile and professional role of pedagogues stands out, who as educational scientists, understand and must be able to deal with the most different and multiple facets in which education takes place in society. Thus, this research arose from the concern of knowing what are the challenges and possibilities of the role of pedagogues in non-school spaces? To this end, the main objective of this work is to analyze the challenges and possibilities of pedagogues who work in non-school spaces. As specific objectives we have: 1. Highlight which environments education professionals can work in addition to school, 2. Reflect on the role and identity of pedagogues and 3. Carry out a bibliographical research on how pedagogues work in spaces that are not schoolchildren. The methodology adopted to understand the objectives of this work was a bibliographic and exploratory research, researched based on the keywords that involve the theme in question. Thus, it was found that the pedagogue is an education professional who works in the hospital environment and who has their specificities in relation to the way in which hospitalized children who are monitored by hospital pedagogues are taught.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41157-
dc.date.accessioned2025-03-19T13:39:55Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T13:39:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectPedagogia e pedagogopt_BR
dc.subjectPedagogia – espaços não formaispt_BR
dc.subjectAtuação pedagogapt_BR
dc.subjectHospital pedagogypt_BR
dc.subjectPedagogy and pedagoguept_BR
dc.subjectPedagogy – non-formal spacespt_BR
dc.subjectPedagogical performancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA , Calebe Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConsiderations on the role of the pedagogue in the hospital space.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Calebe Barbosa. Considerações sobre a atuação do pedagogo no espaço hospitalar. 2024. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CALEBE BARBOSA PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfCalebe Barbosa Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2024.1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.