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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41155
Title: | A prática docente em torno da educação étnico-racial e de gênero: um estudo de caso na cidade de Cajazeiras – PB. |
Other Titles: | Teaching practice around ethnic-racial and gender education: a case study in the city of Cajazeiras - PB. |
???metadata.dc.creator???: | ANDRADE, Bianca Vieira de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | FEITOSA , Belijane Marques. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Cavalcante, Simone Joaquim. |
Keywords: | Prática docente;Educação étnico-racial;Educação de Gênero- estudo de caso - Cajazeiras - Município - Paraíba;Relação étnico- raciais - prática de ensino;Teaching practice;Ethnic-racial education;Gender Education - case study - Cajazeiras - Municipality - Paraíba;Ethnic-racial relationship - teaching practice |
Issue Date: | 1-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ANDRADE, Bianca Vieira de. A prática docente em torno da educação étnico-racial e de gênero: um estudo de caso na cidade de Cajazeiras – PB. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo se debruça em uma discussão em torno da prática docente quanto a educação para as relações étnicos-raciais e de gênero, apresentando em sua estrutura quais os amparos e documentações legais que orientam a utilização da diversidade no contexto escolar. Dessa forma, parte-se a investigar como o papel do docente pode, ou não, diretamente/indiretamente, influenciar na práxis existente dentro das salas de aula das instituições de ensino, esta pesquisa se concentra nos dados coletados na cidade de Cajazeiras – PB, durante o ano de 2024, com um professor que atua na rede municipal de ensino. A pesquisa, caracterizada enquanto um estudo de caso, tendo como prioridade compreender de forma detalhada determinada situação ou realidade, com o intuito de analisar se a educação étnico-racial e de gênero, é presente no cotidiano escolar, de um docente na cidade de Cajazeiras-PB, e se este as desenvolve, mediante os PCN’s e a BNCC. Foi realizada uma entrevista semiestrutura, com 15 questões, a fim de aprofundar a discussão haja visto que o viés metodológico é o estudo de caso. O estudo demonstrou que nossos professores ainda precisam de apoio as sua ações pedagógicas e de formação continuada para as relações étnico-raciais e de gênero, para além disso, destacou-se, de forma alarmante, os currículos educacionais, que se voltam para uma educação tradicional, visto que na BNCC também não ocorre a promoção destas discussões, tão necessárias a formação de cidadãos éticos, plurais e antirracistas. |
Abstract: | This study focuses on a discussion of teaching practice in relation to education for ethnic-racial and gender relations, presenting in its structure the legal frameworks and documentation that guide the use of diversity in the school context. In this way, we set out to investigate how the role of the teacher may or may not, directly/indirectly, influence the existing praxis within the classrooms of educational institutions, this research focuses on the data collected in the city of Cajazeiras - PB, during the year 2024, with a teacher who works in the municipal education network. The research, characterized as a case study, has as its priority to understand in detail a certain situation or reality, in order to analyze whether ethnic-racial and gender education is present in the daily school life of a teacher in the city of Cajazeiras-PB, and whether he develops them, through the PCN's and the BNCC. A semi-structured interview with 15 questions was carried out in order to deepen the discussion, since the methodological bias is the case study. The study showed that our teachers still need support for their pedagogical actions and ongoing training in ethnic-racial and gender relations. In addition, the educational curricula, which are geared towards traditional education, were alarmingly lacking, given that the BNCC also fails to promote these discussions, which are so necessary for the formation of ethical, pluralistic and anti-racist citizens. |
Keywords: | Prática docente Educação étnico-racial Educação de Gênero- estudo de caso - Cajazeiras - Município - Paraíba Relação étnico- raciais - prática de ensino Teaching practice Ethnic-racial education Gender Education - case study - Cajazeiras - Municipality - Paraíba Ethnic-racial relationship - teaching practice |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41155 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
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