Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, A. K. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6567336005005699pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS , Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDs DANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES , Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo fornecer possíveis caminhos para aqueles interessados em compreender a inclusão de crianças autistas nas escolas e os desafios enfrentados pelos professores ao acompanhar o percurso educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal da pesquisa é examinar o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, destacando os desafios enfrentados pelos educadores ao lidar com essas crianças autistas. Ainda objetiva-se entender e avaliar a preparação da comunidade escolar para a inclusão de alunos autistas e identificar as dificuldades encontradas pelos professores ao interagir com essas crianças. A pesquisa foi realizada a partir de leituras críticas a respeito do assunto e entrevistas realizadas com professores nas escolas. Na realização da pesquisa foram utilizados autores como Bosa (2002), Lampreia (2004), Carvalho (2012), Mantoan (2003, 2006, 2011), entre muitos outros. Desse modo, concluímos que elaborar políticas educacionais públicas que fomentem práticas mais inclusivas, que ajustem a formação de professores às necessidades da educação e estabeleçam um perfil profissional que corresponda às habilidades e competências essenciais para os educadores, alinhadas com a realidade brasileira. Conforme indicado por nossas pesquisas, essas medidas emergem como urgentes e cruciais para impulsionar uma mudança significativa no atual panorama da educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCrianças com autismo na educação infantil: desafios e estratégias para professores lidarem com a inclusão.pt_BR
dc.date.issued2024-11-12-
dc.description.abstractThis study aims to provide possible pathways for those interested in understanding the inclusion of autistic children in schools and the challenges faced by teachers in supporting the educational journey of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The primary objective of this research is to examine the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education, highlighting the challenges educators face when working with these autistic children. Additionally, it seeks to understand and evaluate the school community's preparation for the inclusion of autistic students and identify the difficulties encountered by teachers in interacting with these children. The research was conducted through critical readings on the subject and interviews with teachers in schools. Authors such as Bosa (2002), Lampreia (2004), Carvalho (2012), Mantoan (2003, 2006, 2011), among others, were referenced in the study. Thus, we conclude that developing public educational policies that foster more inclusive practices, adapt teacher training to the needs of education, and establish a professional profile aligned with the essential skills and competencies for educators, tailored to the Brazilian reality, is imperative. As indicated by our findings, these measures emerge as urgent and crucial to driving significant change in the current landscape of inclusive education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41141-
dc.date.accessioned2025-03-18T13:01:46Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-18T13:01:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - históricopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - crianças autistaspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectAutistic children - learningpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder - historypt_BR
dc.subjectInclusive education - autistic childrenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Ana Karina da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren with autism in early childhood education: challenges and strategies for teachers to deal with inclusion.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Ana Karine da Silva. Crianças com autismo na educação infantil: desafios e estratégias para professores lidarem com a inclusão. 2024. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA KARINE DA SILVA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfAna Karine da Silva Alvez. Monografia Pedagogia. CFP 2024. 706.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.