Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoO objetivo geral desta produção é analisar como os desafios das tecnologias educativas podem ser superados a fim de potencializar seu uso na promoção de uma educação inclusiva no ensino fundamental em escolas públicas. Como objetivos específicos, tem-se: realizar uma revisão sistemática sobre o conceito e as práticas de educação inclusiva; explorar as potencialidades e as aplicações das tecnologias educativas em processos educativos; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas no uso de tecnologias para a educação inclusiva e demonstrar como o uso de tecnologias pode contribuir para a promoção da inclusão por meio de atos pedagógicos. Para tanto, na construção do conhecimento relativo às respostas a tais objetivos, o problema de pesquisa é: como os desafios das tecnologias educativas podem ser enfrentados, considerando suas potencialidades, para promover uma educação inclusiva no ensino fundamental em escolas públicas? A metodologia consistiu, inicialmente, em um estudo exploratório e de levantamento bibliográfico. A coleta de dados se deu com a utilização de roteiros de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professoras dos anos iniciais de uma escola municipal e a gestora da instituição, com questões abordando traços do seu perfil profissional e perguntas direcionadas ao objeto do estudo. A análise dos resultados destacou como essas tecnologias não apenas ampliam as oportunidades de aprendizagem, mas também promovem um ambiente mais acessível e adaptativo para todos os alunos, incluindo as crianças que possuem alguma necessidade educacional específica. O estudo destaca que, apesar das tecnologias educativas promoverem a inclusão, há grandes desafios devido à falta de capacitação docente e recursos nas escolas. O estudo ampliou a compreensão da importância dessas ferramentas no ensino inclusivo, mas revelou a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes para garantir o acesso adequado. Além disso, as entrevistas mostraram que o esforço de professores é limitado pela falta de suporte técnico e de formação continuada tanto por parte das escolas quanto da Secretaria Municipal de Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesafios e potencialidades de tecnologias educativas na perspectiva da educação inclusiva.pt_BR
dc.date.issued2024-11-08-
dc.description.abstractThe general objective of this work is to analyze how the challenges of educational technologies can be overcome in order to enhance their use in promoting inclusive education in public elementary schools. The specific objectives are: to conduct a systematic review on the concept and practices of inclusive education; to explore the potential and applications of educational technologies in educational processes; to identify the main difficulties faced by public schools in using technologies for inclusive education; and to demonstrate how the use of technologies can contribute to promoting inclusion through pedagogical actions. To achieve this, the research question is: how can the challenges of educational technologies be addressed, considering their potential, to promote inclusive education in public elementary schools? The methodology initially consisted of an exploratory study and a literature review. Data collection was carried out through semi-structured interview guides, applied to elementary school teachers and the principal of a municipal school, with questions addressing their professional profiles and focusing on the study’s subject matter. The analysis of the results highlighted how these technologies not only expand learning opportunities but also foster a more accessible and adaptive environment for all students, including those with specific educational needs. The study emphasizes that while educational technologies promote inclusion, significant challenges remain due to the lack of teacher training and resources in schools. It expanded the understanding of the importance of these tools in inclusive education but revealed the urgent need for more effective public policies to ensure proper access. Moreover, the interviews showed that teachers' efforts are limited by the lack of technical support and ongoing training, both from the schools and the Municipal Department of Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41138-
dc.date.accessioned2025-03-18T12:40:16Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-18T12:40:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologias educativaspt_BR
dc.subjectPrática de ensino - educação inclusivapt_BR
dc.subjectInovações tecnológicas em educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental- inclusãopt_BR
dc.subjectPolítica educacional - alunos deficientespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducational technologiespt_BR
dc.subjectTeaching practice - inclusive educationpt_BR
dc.subjectTechnological innovations in educationpt_BR
dc.subjectInclusion public schoolspt_BR
dc.subjectElementary education - inclusionpt_BR
dc.subjectEducational policy - disabled studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Amanda de Jesus Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and potential of educational technologies from the perspective of inclusive education.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Amanda de Jesus Alves. Desafios e potencialidades de tecnologias educativas na perspectiva da educação inclusiva. 2024. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA DE JESUS ALVES DANTAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfAmanda de Jesus Alves Dantas. Monografia Pedagogia. CFP 2024.850.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.